sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Governo anuncia investimento do esporte...

São Luís - O governador Flávio Dino anunciou na manhã de ontem, quinta-feira (5), a contrapartida estadual de 100% em todos os investimentos federais destinados ao Maranhão na área de esporte. Desta forma, para cada real investido no Maranhão pelo Governo Federal em projetos esportivos, o Governo do Estado vai investir o mesmo valor.

Nas gestões anteriores, essa contrapartida do Governo do Estado não ultrapassava os 20% do valor desembolsado pelo Governo Federal. “Acabou a era de nos contentarmos com mais ou menos. Agora nós queremos o melhor para o povo do Maranhão. Para cada real que o Ministério do Esporte colocar no Maranhão, a nossa contrapartida vai ser de 100%”, garantiu o governador Flávio Dino.

Atualmente, 40 jovens maranhenses estão inseridos no programa bolsa-atleta do governo federal, que incentiva atletas com bom desempenho em competições nacionais e internacionais a seguirem no caminho do esporte. Com a contrapartida do governo estadual, já no próximo mês serão 80 jovens maranhenses inseridos no programa. “Para cada atleta que o Ministério do Esporte der uma bolsa no Maranhão, nós vamos dar uma também”, pontuou Flávio.

Como condição para colocar em prática a contrapartida de 100%, o governador solicitou a interiorização dos investimentos em esporte, ou seja, que o Ministério realize projetos também no interior do estado. “Nós queremos que isso seja para todo o estado do Maranhão, não apenas para o município de São Luís. As pessoas que estão no interior precisam sentir também a presença do poder público”, opinou Flávio Dino.

Pista de atletismo
O anúncio da contrapartida foi feito durante o evento de inauguração da Pista de Atletismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A entrega faz parte de um conjunto de edificações correspondentes ao legado que os Jogos Olímpicos de 2016 pretendem deixar na infraestrutura do esporte brasileiro e foi atraída para o Maranhão graças aos esforços do Governador Flávio Dino, então deputado federal.

Acompanhei essa luta desde o início, em 2007, quando ainda era deputado federal. Encaminhei emendas e muitas vezes conversei com o ministro do esporte e a sua equipe. Estou muito feliz em testemunharque a luta desta instituição valeu a pena”, pontuou Flávio Dino.

Com quatrocentos metros de comprimento e dez de largura, a pista possui o mesmo padrão da utilizada nas olimpíadas de Londres e foi construída com recursos do Ministério do Esporte de R$ 6 milhões. “Com essa pista, o Maranhão está pronto para atrair eventos nacionais e internacionais da área de atletismo, além de poder treinar os seus próprios atletas dentro de casa”, frisou ministro do esporte George Hilton.

O Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Márcio Jardim, lembrou que a pista já terá a sua estreia em competições importantes. “Já estamos fazendo a parceria com a Universidade Federal do Maranhão para que esta pista receba jovens atletas de todo o estado nos Jogos Escolares Maranhenses, que é o principal evento esportivo do Maranhão”.

Além de autoridades nacionais, estaduais e municipais, o evento contou com a presença de representantes de instituições esportivas e de atletas brasileiros de renome nacional, como o velocistas Robson Caetano, Claudinei Quirino, e André Domingos da Silva. “Tive a oportunidade de pisar nessa pista e achei ela muito boa. Tenho certeza que ela vai ajudar a descobrir novos talentos aqui no estado”, disse Robson Caetano.

Para o ministro do Esporte, George Hilton, a iniciativa do governador Flávio Dino inspira o governo federal a continuar investindo em parcerias para reformar estádios, piscinas e pistas de atletismo. “O governador está comprometido com o incremento de modalidades esportivas e temos que valorizar esta medida para não deixar perder o nosso legado olímpico”, explicou George.

No evento, o pentacampeão Cafú e o consagrado nadador Gustavo Borges marcaram presença, simbolizando este novo momento para o esporte do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário