sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Governador ressalta empenho do Estado no fomento ao esporte

Governador Flávio Dino fazendo uso da palavra.
São Luís - O governador Flávio Dino, ao lado do ministro do esporte, George Hilton, participou da abertura, na noite de quinta-feira (5), do Encontro Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer. Reunindo secretários estaduais de esporte de todo o Brasil. O evento, que se estende até amanhã, sábado (7), no Hotel Luzeiros, discutirá a integração de políticas públicas para a área, debruçando-se sobre a construção do Sistema Nacional de Desporto, que tem por finalidade promover e aprimorar as práticas desportivas de alto rendimento e alta performance.

Na ocasião, Flávio Dino relatou ser este um momento ímpar para o estado, ao receber um evento desta natureza. As políticas públicas para o esporte são uma das necessidades emergenciais para o Maranhão. O estado contribuirá com os debates para a construção da política nacional. “O Maranhão está plenamente integrado ao esforço da construção do Sistema Nacional de Esporte, liderado pelo Ministério do Esporte e abrangendo as ações de qualificação da infraestrutura esportiva”, explicou o governador.

O ministro George Hilton destacou a realização da primeira edição do Encontro Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer ocorrer no Maranhão. “É um momento histórico, o governador Flávio Dino abre as portas do Maranhão e demonstrou com isso sensibilidade, demonstrou que está em sintonia com este momento do Brasil”, declarou o ministro.

Ele lembrou que, entendendo a importância do Sistema Nacional de Esporte, os gestores de esporte do país se mobilizaram a fim de dialogar e propor sugestões. “O Sistema Nacional de Esportes que a gente quer implementar, pretende democratizar a prática do esporte, sair do foco dos grandes centros e trazer para o Norte e Nordeste a ideia do esporte como instrumento de inclusão social, e também de valorização do alto rendimento”, apontou o ministro.

A democratização do esporte em todos os municípios maranhenses, também é compromisso da atual administração. “Temos muita carência de infraestrutura e equipamentos esportivos. Se não temos isso nas grandes cidades, nem na capital, imagine no interior do estado, que ficou esquecido nestes anos. Então, a determinação política do governador Flávio Dino é que a gente invista bastante nas pequenas cidades, o objetivo é chegar no coração do Maranhão”, relatou o secretário de Desporto e Lazer do Maranhão, Márcio Jardim.

A secretária estadual de Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas, Cláudia Petuba, presente no encontro, defendeu que as discussões são de extrema importância, já que, assim, como o Maranhão, em Alagoas, o período é de mudanças, inclusivas na área do esporte. “É importante iniciarmos este ano com este evento, que vai unificar diretrizes de todo o Brasil na área do esporte num estado que vai viver agora um novo momento. É esperado aqui para o Maranhão um novo ciclo desenvolvimentista, progressista e é bom a nova perspectiva do esporte neste novo cenário, semelhante a nossa realidade lá em Alagoas”, defendeu Cláudia.

Também estiveram presentes no Encontro Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer, o vice-governador Carlos Brandão; o presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer, o velejador e medalhista olímpico, Lars Grael; o secretário executivo do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser. Além dos gestores e técnicos das pastas de esporte de todo o país, participam do encontro os ex-jogadores de futebol e pentacampeões mundiais, Cafu e Edmilson Ribeiro, e o nadador, e medalhista olímpico, Gustavo Borges.

A cerimônia foi conduzida pelo ex-atleta Robson Caetano e pela jogadora maranhense de basquete, Iziane Castro Marques. O encerramento foi marcado por uma apresentação de tambor de crioula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário