sábado, 28 de fevereiro de 2015

Bastidores da política deste sábado....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste sábado, 28 de fevereiro de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
28 de Fevereiro de 2015   

De volta
Começou o entra e sai na prefeitura do município de Ribamar Fiquene. Afastado do cargo, o prefeito Edilomar Miranda está de volta, saindo Salomão Filho. Hoje, Edilomar promove uma grande carreata para marcar o seu retorno ao comando do município. Na quinta-feira, uma liminar do ministro Admar Gonzaga, do TSE, anulou a decisão do TRE, que rejeitou um embargo de declaração  de Edilomar e no dia 10 de fevereiro diplomou o segundo colocado, Salomão Filho, e sua vice, Ivoneide Feitosa. No dia seguinte, assumiram o cargo. Ontem, Edilomar determinou aos seus assessores que voltassem a ocupar seus cargos e somente hoje é que ele retornará ao seu gabinete na prefeitura, depois de participar da carreata. Cabe recursos a Salomão Filho.

Importância
A Associação dos Municípios da Região Tocantina (AMRT) já teve eleições acirradas. Agora, nem disputada está tendo, parecendo que a entidade não está mais tendo a importância de antes. Na eleição de ontem, houve chapa única, com a reeleição de Karla Batista, prefeita de Vila Nova dos Martírios.

UPA
Ao falar da tribuna da Câmara Municipal na sessão de quinta-feira, a subsecretária de Estado da Saúde, Rosângela Curado, anunciou esforços no sentido de aparelhar a UPA do bairro São José. Os vereadores têm cobrado o funcionamento daquela Unidade de Pronto Atendimento, que atenderia à região do Grande Santa Rita e ajudaria a desafogar a UPA-Centro e o próprio Socorrão.

Grande novidade!
Como se fosse um fato anormal, anunciam que o deputado João Castelo (PSDB) assumiu a condição de oposicionista à presidenta Dilma Rousseff (PT). Ora, esperar diferente de um tucano, cujo partido quer o impeachment da petista? Nas eleições, Castelo não fez campanha contra Dilma porque a conjuntura política regional não lhe permitia, pois estava no grupo de Flávio Dino, do PCdoB, legenda aliada do PT. Mas agora, com o mandato assegurado e o governo em crise, não poderia ser diferente a sua posição. Quer que Dilma e o PT se explodam!

Mexendo-se
O vereador Esmerahdson de Pinho fez uma grande reunião em sua residência, na noite de quinta-feira. Segundo ele, para definir algumas metas para o mês de março. Pinho está buscando viabilizar o seu nome para o pleito de 2016 na disputa pelo Palácio Renato Moreira.

Comissão
Foi formada na Câmara Federal a Comissão Externa que vai tratar da questão das refinarias da Petrobras que seriam construídas no Ceará e no Maranhão. A presidência da Câmara designou para coordenar a Comissão a deputada Eliziane Gama (PPS-MA). Do Maranhão há ainda os deputados Pedro Fernandes (PTB), Rubens Júnior (PCdoB) e Weverton Rocha (PDT). A Comissão vai acompanhar e investigar os fatos relativos ao cancelamento da construção das refinarias Premium I e Premium II.

Validar
A Câmara dos Deputados analisa proposta que altera o Código Eleitoral (Lei 4.737/65) para determinar que os votos dados a candidatos inelegíveis ou não registrados, mesmo considerados nulos, sejam contados para o partido nas eleições pelo sistema proporcional (deputado federal, estadual e distrital e vereador). A medida consta do Projeto de Lei do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário