domingo, 15 de fevereiro de 2015

Bastidores da política deste domingo...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste domingo, 15 de fevereiro de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
15 de Fevereiro de 2015  

Distrital
A adoção do voto distrital como padrão para o sistema eleitoral brasileiro é defendida pelo senador Reguffe (PDT-DF). Ele apresentou uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição 9/2015), que começa a tramitar na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Nesse sistema, o país é dividido em distritos e cada membro do parlamento é eleito individualmente, por maioria dos votos, dentro dos limites geográficos dessas circunscrições eleitorais. O eleitor domiciliado em cada área votará com o fim de eleger apenas um candidato do respectivo distrito para compor a representação popular. No voto proporcional hoje em vigor, o número de cadeiras ocupadas por cada partido é diretamente determinada pela proporção de votos obtidos pela legenda, o que vale para compor a Câmara dos Deputados, as Assembleias e as Câmaras de Vereadores.

Modelo misto
A proposta do senador prevê a adoção de um voto distrital puro, mas há também a variante do sistema distrital misto, que surgiu na Alemanha, após a 2ª Guerra Mundial. Nesse sistema, o eleitor tem direito a dois votos para cada cargo: um para o candidato do distrito e outro para sufragar uma lista elaborada pelo partido com candidatos para representar todo o país. Em função do número de votos que receber, o partido elegerá, além de um distrital pelo sistema puro, ainda um número de candidatos determinados pela ordem da lista nacional, em conformidade com a proporcionalidade dos votos.

Ciretran
Vários nomes já foram especulados para a direção da Ciretran em Imperatriz. Agora fala-se no nome do coronel Francisco Melo, ex-comandante do 3º BPM e ex-candidato a deputado estadual. O órgão está sem dirigente desde o início de janeiro, quando o diretor Roberto Bittar deixou o cargo.

Dentro
Especula-se que o ex-deputado estadual Valdinar Pereira Barros iria assumir um cargo na Secretaria de Agricultura Familiar, comandada por Adelmo Soares, que é de Caxias. Seria mais um  petista a ser prestigiado pelo Governo Flávio Dino, embora o partido tenha apoiado o candidato Edison Lobão Filho. Só que a grande maioria dos militares seguiu o candidato do PCdoB.

Trabalhar
Integrante da oposição, o deputado estadual Adriano Sarney (PV) fez um apelo aos deputados para que se tenha mais proatividade na Casa e evitem o plenário como palco de acusações e defesas sobre o Governo passado, que já viraram rotina na Casa. “Perdemos horas e horas aqui com defesas e ataques. Esta Casa é a Casa do Povo, e tem a síntese de todas as forças do Maranhão. Então, eu quero aqui fazer um apelo ao governador, um apelo ao governo, aos governistas e à oposição: vamos olhar para frente, vamos discutir o que está acontecendo. Não vamos ficar nessa discussão aqui eterna. Isso é bom para o Maranhão? Fica a pergunta. Acredito que não”, afirmou Adriano.

Julgamentos
Em função do período carnavalesco, os membros do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão só voltarão a se reunir no dia 24 de fevereiro, às 15h, em sessão extraordinária. A maioria dos processos em pauta trata de Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE). A pauta de julgamentos está no site do TRE. Em fevereiro, a Corte do TRE já se reuniu para julgamento nos dias 2, 3, 9 e 10.

Refinaria
Toda a bancada federal maranhense está empenhada na defesa da implantação da refinaria Premium I, no Maranhão, suspensa pelo governo. O deputado Aluísio Mendes apresentou um requerimento assinado por toda a bancada cobrando informações ao Ministério das Minas e Energia sobre os motivos da suspensão do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário