terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Bastidores da política desta terça....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça-feira, 10 de fevereiro de 2015.
Jornalista Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
10 de Fevereiro de 2015   

Março
O suplente de deputado federal Deoclides Macedo não deverá assumir este mês o mandato. Segundo uma fonte ligada a ele, o deputado Julião Amim precisaria passar pelo menos um mês na Câmara dos Deputados e só assumiria a Secretaria do Trabalho e da Economia Solidária no dia 3 de março. O ex-deputado Alberto Filho (PMDB) ainda tenta reverter a decisão que validou os votos de Deoclides e com isso a coligação “Todos Pelo Maranhão 2” (PDT, PTC e PROS) teve direito a mais uma vaga na bancada federal, diminuindo uma da coligação do PMDB, o que provocou a saída de Alberto Filho.

Ainda não
Pelo menos até a tarde de ontem, ainda não se tinha informação sobre a nomeação da nova gestora regional de Educação, Rosyjane Paula. O mesmo em relação ao diretor da Ciretran de Imperatriz, que sequer foi definido. Pelo visto, o governador não está tendo pressa para nomear integrantes para cargos de segundo e terceiro escalões. Economia nestes primeiros meses está sendo a palavra de ordem.

Já!?
O ex-deputado Domingos Dutra (SDD-MA), anunciado para secretário-chefe de Representação Institucional no Distrito Federal, anunciou que não assumirá o cargo. Ele deixou a Câmara  Federal no último dia 1º e já era para ter assumido a pasta. Porém, surpreendeu ao entregar carta ao governador comunicando a desistência. Domingos Dutra não quis revelar os motivos que apresentou a Flávio Dino. Quem conhece Dutra não se surpreende com as suas atitudes.

Emenda
O deputado estadual Marco Aurélio informou que a sua emenda destinando recursos para o carnaval será antecipada para este ano. São 150 mil reais. Da emenda do deputado Léo Cunha serão 50 mil e do deputado Antonio Pereira a mesma quantia.

Olha aí!
O deputado Marco Aurélio revelou, no fim da semana passada, que poderia comandar uma das mais importantes Comissões da Assembleia Legislativa. Não quis adiantar qual, pois ainda não havia definição. Ontem, entretanto, foi especulado que ele deverá ser o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, indicado pelo Bloco do Governo, composto por 22 deputados. Vale lembrar que o deputado imperatrizense já é o vice-líder do Governo na AL.

Financiamento
O senador João Capiberibe (PSB-AP) fez um apelo para que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, dê continuidade ao julgamento do processo que pode acabar com o financiamento privado de campanhas eleitorais. O julgamento foi interrompido em abril do ano passado por um pedido de vista de Gilmar Mendes. A votação estava em seis a um contra as doações de empresas privadas, um placar que, em tese, não poderia ser revertido.

Cassação
O prefeito e vice de Raposa, município da Região Metropolitana de São Luís, Clodomir Oliveira dos Santos e Messias Lisboa Aguiar, permanecem com seus diplomas cassados. É o que decidiram na tarde de ontem os membros do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, após o desembargador Raimundo Barros apresentar seu voto-vista. A decisão do TRE-MA, que encerrou em 4 a 1, confirma sentença proferida pelo juízo da 93ª zona, que se convenceu da compra de voto por parte de Elenilde Saraiva Araújo (que foi candidata a vereadora nas eleições de 2012) em favor de Clodomir e Messias.

Ele disse
Não há distância, nem obstáculos. O vereador precisa cumprir o seu papel, que é pedir, a quem pode, benefícios para a população de Imperatriz”. Vereador Esmerahdson de Pinho (PSDB), ao falar sobre a sua ida a São Luís e reunião na Assembleia Legislativa com os deputados Antonio Pereira (DEM) e Marco Aurélio (PCdoB). O vereador solicitou empenho na implantação do curso de Mestrado em Administração no campus da UEMA e funcionamento da UPA do bairro São José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário