quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Bastidores da política desta quarta..

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
11 de Fevereiro de 2015   

Aprovação
Há quarenta dias no comando do estado, o governador Flávio Dino (PCdoB) comemora o desempenho do seu governo, aprovado pela grande maioria da população. De acordo com a primeira pesquisa (TV Guara/RecordNews/Exata), o governo tem 77% de aprovação. A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 8 de fevereiro em todas as regiões do Estado, ouvindo 1.408 pessoas. “Feliz. Parabéns à nossa equipe”, comentou Flávio Dino, que anunciou para hoje o envio, à Assembleia Legislativa, de um  projeto de lei criando o programa CNH Jovem, que vai dar carteira de motorista gratuita aos selecionados. Pelo programa, terão carteira gratuita jovens oriundos de escola pública com melhores desempenhos no ENEM ou sorteados.

Diplomação
Salomão Filho (PSC) e Ivoneide Feitosa (PMDB), segundos colocados nas eleições de Ribamar Fiquene, foram diplomados na tarde de ontem pelo juiz Franklin Brandão, da 103ª Zona Eleitoral  de Montes Altos. A presidência da Câmara Municipal seria comunicada ainda ontem e hoje poderá ocorrer a posse.

Saindo
Está terminando a queda-de-braço entre o sindicato dos professores e a prefeitura por conta do atraso no pagamento do vale-alimentação. A Justiça do Trabalho notificou a prefeitura dando o prazo de 10 dias para fazer o pagamento. O prazo vence nesta quinta-feira, 12, e ontem já saíram duas parcelas. A prefeitura promete creditar outras duas até sexta-feira, 13. O não pagamento geraria multa diária de 20 mil reais. Caso não fosse pago, a classe iria fazer manifestações. O assunto foi levado a plenário, na sessão de ontem, pelo vereador Carlos Hermes (PCdoB).

Acefalia
Durante a sessão de ontem, a vereadora Fátima Avelino subiu à tribuna para fazer elogios ao PMDB de Imperatriz, anunciando que serão feitas novas filiações. O PMDB, na verdade, está precisando de um gás e voltar a ser um partido de frente, e não servindo de coadjuvante. Nas eleições passadas “ferrou” a candidatura de Ildon Marques e não lançou candidato. E a situação só tende a piorar, com Roseana Sarney saindo de cena. A sigla está sem um líder no Maranhão, porque até agora Lobão Filho não quis assumir esse papel.

Sucessão
Falando sobre as eleições de 2016, o prefeito Sebastião Madeira revelou o que a coluna já vem comentando. Ele admitiu a possibilidade do PSDB não lançar candidato e apoiar um candidato lançado de comum acordo com o governador Flávio Dino. O PCdoB já demonstra interesse em lançar candidatura própria e aí estaria o caminho a ser seguido pelos tucanos. Fala-se também no PDT, mas aí é outra história...

E...
Na sessão de ontem, o vereador Carlos Hermes (PCdoB) cobrou um tratamento melhor por parte do Executivo. Lembrando que o governo municipal é aliado do governo estadual, ele disse que não conseguiu uma agenda na Secretaria da Infraestrutura para uma reunião com os moradores do Parque Alvorada II. “Ora, que tratamento é esse? Tem que mudar a sua postura”, afirmou Hermes, referindo-se aos aliados tucanos.

Presente
O Maranhão terá representantes na Comissão Especial que analisará a proposta de reforma política. Os deputados Victor Mendes (PV) e Pedro Fernandes (PTB) foram anunciados titulares da Comissão, quer terá ainda o deputado Zé Carlos (PT) como suplente. A comissão terá prazo de 40 sessões do Plenário para tratar da reforma e apresentar um relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário