terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Mega Maratona contra as drogas...

Imperatriz - A cidade de Imperatriz está se preparando para a realização da Mega Maratona, "Todos contras as drogas", que vai acontecer no dia 6 de março, com saída de Imperatriz e chegada em São Luís, capital do estado, percorrendo os 640 km de bike (bicicleta).

Objetivo
O objetivo da Mega Maratona é entregar um dossiê à Governado do Estado sobre a realidade das drogas na cidade de Imperatriz e solicitar apoio para o Centro de Recuperação Casa de Davi - instituição sem fins lucrativos - que trabalha recuperando dependentes químicos.

Já está confirmada a participação de ciclistas de Imperatriz, Açailândia, Santa Inês, Vitória do Mearim e São Luís na "Mega Maratona". O evento terá a duração de cinco a seis dias, com a saída de Imperatriz no dia 06 de março e chegada prevista para o dia 10 do mesmo mês, na capital do estado.

Justificativa
Um dos organizadores da "Mega Maratona, apóstolo Adivando Júnior, diretor geral da Rádio 102 FM, informou que a cidade de Imperatriz e Região Tocantina passam por um grande aumento nos índices de criminalidade. A cada dia os noticiários relatam o envolvimento e a motivação principal desses crimes, tendo forte ligação com o consumo e o tráfico de drogas.

Segundo testemunhos dos usuários, em praticamente todos os bairros da cidade de Imperatriz, existem de cinco a dez pontos de vendas de drogas. Os índices de assassinatos de jovens, por acerto de contas, devido a dívidas com traficantes, tem aumentado. Assaltos, pequenos roubos e distúrbios familiares, fazem de Imperatriz um lugar inseguro. Por mais que a polícia tente combater, essa realidade não diminui. Segundo os usuário, a realidade é bem pior da que é oficializada. 

Enquanto isso, quem mais contribui para a mudança desse quadro, as casas de recuperação, como por exemplo: a "Casa de Davi",  que tratam e reintegram à sociedade parte desses usuários, sobrevivem, a custa de doações voluntárias, condições de infra-estrutura precária e carência de recursos financeiros para a sua manutenção, correndo o sério risco de desaparecer ao longo do tempo. A população da cidade pede socorro. As mães, que choram por seus filhos nas drogas, pedem socorro. As casas de recuperação pedem socorro, investimento, parceria e atenção:por isso pedalamos: "Todos contra as drogas".

Metodologia 
A "Mega Maratona" deverá ser realizada em cinco a seis dias de maratona, em bicicletas preparadas para grandes distâncias, percorrendo entre 130 a 150 km por dia, com paradas para descanso de 6 horas, além das paradas para almoço e reposição nutricional. O evento contará com uma equipe de, mais ou menos, 10 pessoas, os quais técnicos, profissional da saúde, motorista dos carros de apoio, cozinheiro, personal, além dos ciclistas.

Apoio
Um ônibus Motor Home, com cozinha e camarim para descanso dará apoio no percurso, além de uma Caminhonete com carreta para transporte de bicicletas ( 20 bikes). A cada cidade apoio, novos ciclistas integrarão a maratona. 

A "Mega Maratona", terá cobertura da Rádio 102 FM Gospel de Imperatriz, Timbira AM de São Luis, 92 FM de São Luis e Sistema Difusora do Maranhão (Imperatriz, Santa Inês e São Luis). Em todo o percurso a TV Difusora estará levando ao ar imagens de cada etapa da maratona acompanhando cada passo em seus programas locais.
Ciclistas se reúnem para realizar treinamentos visando a "Mega Maratona 2014"
Treinamentos
Durante os meses de janeiro e fevereiro haverá treinamentos de avaliação. No próximo dia 18, sábado, os inscritos já poderão retirar suas camisetas na Bodim Bicicletas. No último dia 11 foi realizado o lançamento oficial da "Mega Maratona".

Nenhum comentário:

Postar um comentário