segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Esporte de luto!

Professora Solange Chaves.
Imperatriz - O esporte imperatrizense, sobretudo o estudantil, amanheceu esta segunda-feira triste. Morreu no final da tarde de ontem a professora de educação física, Solange Maria Chaves, de 49 anos, vítima de complicações em razão do diabetes. Ela faleceu em Brasília (DF), onde residia há 13 anos. Seu corpo está sendo velado na Capital Federal, onde também residem vários de seus familiares e será cremado na tarde desta terça-feira (21), em cerimônia reservada à família.

A professora Solange, como era conhecida, se notabilizou no desporto regional como uma das pioneiras no ensino da prática do voleibol estudantil em Imperatriz. Ex- aluna, depois auxiliar - técnica de Giorvane de Pinho, um dos iniciadores do vôlei na cidade, logo Solange seguiu voo solo.

Durante muitos anos ela liderou e treinou o time do Centro Educacional São Francisco de Assis, o extinto Cesfa, e ao longo de sua trajetória conseguiu conquistar com suas equipes diversos títulos para a escola, inclusive trazendo o título de campeã dos Jogos Escolares Maranhenses (Jems), representando a cidade de Imperatriz.

Solange era disciplinadora nos treinamentos com seus alunos e apesar de exigir comprometimento total dos atletas durante as atividades, era muito querida por todos. Por quase 25 anos, entre o final da década de 1970 e o início dos anos 2000, ela trabalhou no antigo Cesfa, onde viu passar e acompanhou de perto a formação de centenas de jovens, hoje profissionais de sucesso em diversas áreas. Alguns, inclusive seguiram seus passos e hoje são educadores físicos. 

Após a notícia de sua morte, colegas de profissão e ex-alunos utilizaram as redes sociais para lamentar a perca.

Solange Chaves nos deixou. Carregava consigo um pouco da história do desporto amador/estudantil de Imperatriz. Personagem discreta, nunca gostou de luzes ou holofotes, mas com estilo peculiar e uma competência pouco vista nas atividades do voleibol local, ajudou a fortalecer o desporto da segundo maior cidade do Maranhão.

O Blog do Carloto Júnior lamenta seu falecimento e se solidariza com familiares, amigos, colegas, ex-alunos e admiradores desta dedicada profissional.

Em tempo: Solange era irmã do radialista Nonato Chaves, editor de imagens da TV Mirante/Imperatriz e tia do colega Marcelo Júnior, coordenador de jornalismo da Rádio Timbira, em Imperatriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário