domingo, 26 de janeiro de 2014

Bastidores da política deste domingo...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste domingo.
Jornalista Coló Filho de O Progresso.
Bastidores
Janeiro 26, 2014

Presença
A deputada estadual Eliziane Gama, pré-candidata a governadora pelo PPS, tem vindo praticamente toda semana a Imperatriz e municípios vizinhos. Sabe do potencial da região, que ela sempre procura destacar. Também não poderia ser diferente. Imperatriz é o segundo colégio eleitoral e a sua luta é para conquistar a simpatia do eleitorado, como fez Jackson Lago, que terminou ganhando a eleição com uma diferença em que Imperatriz foi decisiva. No próximo fim de semana, Eliziane estará novamente na cidade, sempre acompanhada de Igor Lago, do vice-prefeito Luiz Carlos Porto e Mara La Rocque. Na oportunidade, deverá ser oficializado apoio de um grupo liderado por um ex-deputado.

Aliança
“Namorado” pelo PPS e PCdoB, o PSDB pode seguir outro rumo, fazendo aliança com o PMDB do pré-candidato Luís Fernando. O prefeito Sebastião Madeira disse que consegue enxergar mais possibilidades do partido coligar-se com o PMDB, observando que diminuiu a resistência dos tucanos a uma provável aliança com o grupo do governo. Mas, independente disso, Madeira reiterou o seu apoio a LF. Não tem volta.

Fora?
Não está garantida a presença de Imperatriz na chapa encabeçada pelo comunista Flávio Dino. O seu vice deverá sair de Balsas, o empresário Márcio Honaiser. A expectativa é de que o PDT indicaria um nome de Imperatriz, mas é o próprio Flávio quem deve escolher o companheiro de chapa. A tradição da oposição é lançar vice de Imperatriz, como fez quando Jackson Lago foi candidato. O PPS indicou Luiz Carlos Porto. O deputado Carlinhos Amorim (PDT) defende que o vice de Dino seja de Imperatriz.

E...
Está correndo o risco do PCdoB ganhar a queda-de-braço com o PPS de Eliziane Gama na luta pelo apoio do PSB. Na Ilha a turma de Flávio Dino já dá como certa a aliança com o PSB, que ficaria com a vaga de senador, tendo como candidato o vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha. Se Eliziane perder o PSB e o PSDB, dificilmente sai candidata. E é por isso que o PCdoB briga forte pelo PSB, porque não é nada boa para Flávio Dino a candidatura de Eliziane.

Quer saber
Quando veio para a cerimônia de posse do novo comandante da PM, o secretário da Segurança Pública, Aluísio Mendes, teria revelado que seriam chamados excedentes do concurso da PM. Ontem, parente de uma pessoa que fez o concurso pediu à coluna que lembrasse o secretário sobre o assunto. Com a palavra, Aluísio Mendes.

Recorde
A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), gestora do Porto do Itaqui, fechou 2013 com um volume operacional significativo. Foram movimentadas 15 milhões e 300 mil toneladas. Recordes históricos foram alcançados como o quantitativo para soja, fertilizante, carvão, etanol, cobre e clinquer. Isso você não vê na chamada grande imprensa, que só olha o Maranhão com a “lente negativa”.

Plebiscito
A Câmara analisa proposta que convoca plebiscito entre os eleitores de Goiás e do Distrito Federal para criação de um novo estado, o Planalto Central. A intenção é que o novo ente federativo seja composto “pelo desmembramento das áreas onde se situam as Regiões Administrativas do DF”, mas o texto não especifica quais. Hoje, o DF conta com 31 regiões administrativas, incluindo Brasília. O autor da proposta é o deputado Francisco Escórcio (PMDB-MA). Acredita que a criação do estado do Planalto Central deve gerar desenvolvimento, principalmente para a região do entorno do DF. Ele apresentou o projeto quando era suplente de senador e assumiu o mandato por alguns meses.

Municípios
De acordo com a proposta, o novo estado também deverá englobar os seguintes municípios de Goiás: Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Alvorada do Norte, Buritinópolis, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Corumbá de Goiás, Cristalina, Damianópolis, Flores de Goiás, Formosa, Luziânia, Mambaí, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, São João da Aliança, Simolândia, Sítio d’Abadia, Valparaíso de Goiás e Vila Boa de Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário