quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Bastidores da política desta quinta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira.
Jornalista Coló Filho de "O Progresso".

Bastidores
Janeiro 9, 2014

Redução
Os recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) que caíram nos cofres da Prefeitura Municipal de Imperatriz em 2013 foram inferiores aos recebidos em 2012. Segundo uma fonte da Seduc, foram R$ 2 milhões a menos. A previsão era de que a prefeitura iria receber mais do que em 2012. A redução no repasse teria atingido todas as prefeituras do Brasil. Consta que há prefeituras já sem condições de cobrir os gastos com Educação com o dinheiro do Fundeb.

Na disputa
O ex-deputado Valdinar Pereira Barros (PT) reafirmou ontem a sua decisão de disputar as eleições para voltar à Assembleia Legislativa. Ele destacou que foi decidido em encontro o apoio da FETAEMA – a maior entidade representativa dos trabalhadores rurais do Maranhão. A Federação tem 9 Polos Sindicais Regionais: Alto Turí, Baixo Parnaíba, Baixada Maranhense, Baixada Oriental, Cocais, Mearim, Pindaré, Sul do Maranhão e Tocantina. Valdinar adiantou que pretende fazer dobradinha com o deputado estadual Zé Carlos da Caixa, que vai disputar uma vaga da Câmara Federal.

Nome
Se for mantida a aliança PMDB-PT, a opção do partido petista para integrar a chapa encabeçada por Luís Fernando seria o ex-reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), José Costa. Atualmente ele é secretário de Estado de Ciência e Tecnologia. O deputado Zé Carlos também é um dos nomes lembrados, mas ele está decidido mesmo a ser candidato a deputado federal.

Serenidade
Em artigo publicado ontem, abordando a questão do sistema penitenciário, o médico Igor Lago (PPS) diz que “é dever de todos ter serenidade, altivez e sentimento cívico para não cairmos no uso vulgar e barato da atual situação. Percebe-se, nitidamente, o uso político-partidário e pré-eleitoral de uma situação que exige algo muito maior, a civilidade baseada nos melhores valores da cidadania”.

E...
O site Brasil 247 traz uma matéria interessante sobre o Maranhão, especialmente em torno da crise no sistema de segurança.

Entre tapas
Até pouco tempo apoiando o Governo Dilma, o PSB partiu de vez para a briga com o PT. Em nota, o partido do pré-candidato Eduardo Campos acusa petistas de “desespero” diante de sua candidatura própria à Presidência da República e chama o partido de Dilma Rousseff de “seita fundamentalista que ataca qualquer um”. A nota é uma reação às críticas contra Eduardo publicadas na página do PT no Facebook. Mas o vice-presidente do PT, Alberto Cantalice, tenta aliviar, esclarecendo que o artigo foi divulgado pela equipe que administra a rede social, mas não é uma posição oficial; caso fosse, teria saído no site e assinada pelo presidente, Rui Falcão.

Prego batido
Conforme veiculado em primeira mão por O PROGRESSO, a Azul Linhas Aéreas entra em operação no dia 11 de março. Desde ontem que a empresa já disponibiliza em seu site a venda de passagens no trecho Belo Horizonte-Imperatriz-Belém. Há uma expectativa muito grande com a chegada de uma nova empresa, principalmente no que diz respeito aos preços praticados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário