terça-feira, 20 de agosto de 2013

Bastidores da política...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da Coluna Bastidores, escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal o Progresso, edição desta terça-feira.

Bastidores
Agosto 20, 2013

Valorizar
O PPS pretende proporcionar ao Sul do Maranhão uma participação forte nas eleições do próximo ano. Conforme disse à coluna a pré-candidata a governadora Eliziane Gama, o candidato a vice-governador da chapa será da região. Ela não disse, mas percebe-se que o vice deve ser de Imperatriz. E não seria o vice-prefeito Pastor Porto, embora a sua queda danada por vice. Ele já anunciou que será candidato a deputado federal. Com o apoio das lideranças do partido e dos aliados, Eliziane acredita que poderá conquistar o eleitorado da região, disputando de igual para igual com Flávio Dino e Luís Fernando.

Exemplo
Ao ser questionada sobre os comentários da oposição de que a sua candidatura poderia prejudicar Flávio Dino e beneficiar o candidato da situação, Eliziane Gama afirmou que não há motivo para essa preocupação, lembrando a eleição municipal de São Luís. “Fui candidata e a oposição venceu, com a eleição de Edivaldo Holanda”. É, tem sentido.

E...
A principal preocupação da oposição deveria ser com o seu próprio discurso. Essa velha lengalenga de oligarquia não cola mais. Saturou. O povo tá querendo é ouvir propostas. Se vacilar, apanha de novo.

Reforma
A Assembleia Legislativa do Maranhão deu início às discussões sobre a Reforma Política. Com a presença de diversos parlamentares, conferencistas e convidados, foram debatidas a reforma partidária, a reforma eleitoral, financiamento de campanha, tipo de voto e duração de mandatos. O presidente da Comissão Especial para Reforma Política, deputado Marcos Caldas, esclareceu que a ideia foi promover um debate aberto, com ampla participação da sociedade organizada, representada por juristas e políticos, para definir as propostas que o Poder Legislativo Estadual encaminhará, nos próximos dias, tanto à Câmara dos Deputados quanto ao Senado Federal.

Próximo capítulo
A Associação de Defesa do Patrimônio dos Garimpeiros Sócios Coomigasp (Adepag) alerta que “os garimpeiros, donos de 49% da Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral – SPCDM, estão decididos pela paralisação dos trabalhos na obra da mina, no próximo dia 25 (domingo), caso a empresa canadense Colossus, parceira do empreendimento, não faça a desistência de processos de interdito proibitório contra os membros da diretoria da Coomigasp. Os processos impetrados pela Colossus e sentenciados pelo juiz Paulo de Tarso, da Comarca de Curionópolis, proíbe os diretores da cooperativa a terem acesso à mina”. Já viu que novelinha danada de longa?

Isenção
A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, por unanimidade, o projeto de lei nº 012/2013, de autoria do deputado Roberto Costa (PMDB). O cidadão que tiver seus documentos roubados ou furtados não pagará taxa para a emissão da 2ª via. Para garantir o direito, o documento furtado ou roubado deve ter sido expedido por órgão público estadual e a vítima deverá apresentar Boletim de Ocorrência Policial no ato do requerimento do novo documento. O projeto segue agora para a sanção da governadora Roseana Sarney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário