terça-feira, 27 de novembro de 2012

Universidades apoiam Semana de Trânsito...


Imperatriz - Buscando reduzir o número de acidentes nas ruas de Imperatriz, a Semana Municipal de Trânsito, iniciada nesta terça-feira, (27), vai até o dia 04 de dezembro, com programação voltada para a conscientização da comunidade. De iniciativa da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), a campanha conta com a parceria de universidades públicas e privadas e envolve mais de 60 entidades como escolas, universidades, órgãos públicos, empresas, associações e sindicatos.

Com o tema "Não exceda a velocidade, preserve a vida", o projeto tem o objetivo de alertar sobre cuidados com a segurança no trânsito, chamando a atenção da sociedade sobre práticas que põem em risco a vida de motoristas e pedestres. Durante a semana, palestras e atividades educativas abordam os perigos da imprudência no trânsito, excesso de velocidade, consumo de bebida alcoólica e desrespeito às regras.

Segundo dados do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foram registrados 3.531 acidentes nas vias de Imperatriz, somente no ano de 2011, com mais de 64% envolvendo motocicletas ou motonetas. O dado se justifica pelo grande número de veículos desse tipo existentes na cidade: são cerca de 58 mil registrados, colocando Imperatriz no ranking entre as 20 cidades brasileiras com o maior índice de vendas de motos.

O álcool e o excesso de velocidade são apontados como os principais vilões do trânsito, provocando acidentes especialmente entre a população jovem, de 18 a 30 anos, o que significa, além de perda precoce de vidas, redução da população economicamente ativa do município, refletindo também no desenvolvimento deste. As estatísticas são as principais motivadoras para a realização da campanha, que visa mudar esse quadro.

De acordo com o Diretor do Centro, Marcelo Soares, a participação da UFMA tem como base a responsabilidade social da instituição. 

Para o Secretário de Trânsito do Município, Cabo José de Ribamar Soares,  o apoio das instituições públicas e privadas é fundamental para que o projeto seja devidamente executado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário