sábado, 24 de novembro de 2012

Bastidores da política deste sábado......................


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" deste sábado, 24 de novembro, escrita pelo jornalista Coló Filho. 

Bastidores
Novembro 24, 2012

Situação
Várias pessoas já indagaram sobre o rumo que o vice-prefeito eleito Pastor Luiz Porto tomará em relação à eleição estadual em 2014. Porto é do PPS, que é oposição ao governo e terá candidatura própria, provavelmente a deputada Eliziane Gama. Porto é vice de Madeira, que é do PSDB e deverá seguir o grupo da governadora Roseana Sarney (PMDB). Porto era vice de Jackson, cassado por esse mesmo grupo. E Porto ainda tem a viúva e o filho de Jackson para dar satisfação, porque teve deles o aval para ser vice de Madeira. Como se vê, não será fácil para o Pastor tomar uma decisão.

Marco Aurélio
Que o PCdoB não espere radicalismo do vereador eleito Marco Aurélio. O candidato mais votado no dia 7 de outubro vem reiterando que atuará de forma moderada, com responsabilidade. Vai se posicionar contra o que estiver errado, sim, mas sem a agressividade com que os radicais oposicionistas costumam agir. O prefeito Madeira é do PSDB, partido que o PCdoB provavelmente terá como adversário na disputa pelo governo do Estado em 2014, e por isso Marco Aurélio deverá ser cobrado para “bater” na administração tucana. Mas ele pretende exercer o mandato de acordo com o seu modo de agir. Quem conhece Aurélio sabe da sua seriedade e prudência.

Eleição
Uma fonte revela que um grupo de vereadores eleitos e reeleitos irá a São Luís no início do próximo mês para um encontro com a governadora Roseana Sarney. Um dos assuntos da pauta seria a eleição da nova mesa diretora da Câmara. O grupo, cerca de 14 vereadores, tem à frente o presidente Hamilton Miranda (PSD), candidato à reeleição.

Vitória
Um dia antes, o presidente da OAB, Mário Macieira, já estava em clima de comemoração da vitória na reeleição. A coluna foi feita antes do resultado da votação, mas a tendência era essa.

Rancor
Até agora o prefeito eleito de São Luís, Edivaldo Holanda (PTC), não procurou o prefeito João Castelo (PSDB) para conversarem sobre a transição, deixando o assunto a cargo da comissão que formou. Deve estar atendendo ordem do PCdoB de Flávio Dino, ao qual está tutelado. Já em Timon, embora o vencedor Luciano Leitoa (PSB) seja adversário da prefeita Socorro Waquim (PMDB), procurou-a para conversarem. Um gesto de civilidade. Não é possível que na época em que estamos ainda existam pessoas tratando disputa política como caso pessoal. E existem muitas, principalmente em cidades pequenas, onde os lados se tornam inimigos mortais. Como nos tempos do coronelismo.

Disputa
O grupo de oposição à atual diretoria da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada ainda sonha com uma decisão favorável da justiça para que possa realizar assembleia e eleger uma nova diretoria da Coomigasp. O grupo espera que a decisão saia até a próxima semana. O clima é de guerra entre os dois grupos que disputam o comando da entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário