terça-feira, 13 de novembro de 2012

Bastidores da política desta terça............


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta terça-feira, 13 de novembro, escrita pelo jornalista Coló Filho. 

Bastidores
Novembro 13, 2012

Candidatura e aliança
O presidente estadual do PSDB, deputado federal Carlos Brandão, disse a O Imparcial que o partido poderá lançar candidatura própria para o Governo do Estado nas eleições de 2014. Mas citou  outras duas possibilidades: apoiar o grupo Sarney (PMDB) ou o grupo de Flávio Dino (PCdoB). Os tucanos ganharam apenas seis prefeituras no estado. Portanto, não teria força para disputar o governo. Por isso, o caminho mais provável seria uma aliança com PMDB ou PCdoB. Mas como o PMDB deve manter a aliança com Dilma (PT), ficaria difícil um acordo, porque a sigla terá candidato a presidente da República. A mesma coisa ocorreria em relação ao PCdoB, que em nível nacional segue o PT. Mas em política tudo é possível, e a maior liderança estadual do PSDB, hoje, é o prefeito de Imperatriz, Sebastião Torres Madeira. E a parceria Estado/Município vem sinalizando um apoio de Madeira ao candidato de Roseana Sarney, o que levaria o PSDB a uma aliança com o PMDB. A não ser que Madeira deixasse o ninho. O que é improvável.

Presidência
O prefeito reeleito Sebastião Madeira tem tudo para assumir a presidência do PSDB no estado. João Castelo, que poderia ter cacife para brigar com Madeira pelo cargo, perdeu a eleição e ainda anunciou a aposentadoria. Com isso, o prefeito de Imperatriz consolida-se como a maior liderança tucana no Maranhão. E o caminho para uma aliança com o PMDB se torna mais viável...

Presidência II
Em Imperatriz, o PSDB é presidido pelo empresário do ramo gráfico Célio Louza Cruz. O partido renovará o diretório em maio. Ainda não foi anunciado quem poderá suceder Célio, mas ontem já se comentava o nome do controlador-geral do Município, Cândido Madeira. Ele é discreto e não se envolve diretamente na política-partidária, mas como tem a confiança de Madeira, poderá ser a sua opção para comandar o partido...

Lançamento
Está marcado para a noite de hoje, no Ponto da Picanha (Cel. Manoel Bandeira), o lançamento da chapa "A Ordem é o Advogado", que disputa a eleição estadual da OAB. O candidato a presidente é Roberto Feitosa. O vice-presidente é o advogado de Imperatriz Adailton Bezerra.
Pela primeira vez Imperatriz tem um candidato a vice-presidente estadual da OAB. Também pela primeira vez tem um conselheiro federal titular, o advogado Agenor Dourado, e um membro na diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-MA), o advogado Antônio Torres.

Na briga
Em contato telefônico com a coluna, ontem à tarde, o vereador José Carneiro Santos (PSDB), o Buzuca, garantiu que mantém a sua disposição de disputar a presidência da Câmara. “Não recuei, serei candidato”, disse. No final de semana surgiu a informação de que ele havia desistido de disputar a eleição da Câmara depois de uma reunião com o prefeito Sebastião Madeira.

Posse
No início da sessão desta terça-feira (13), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, dará posse ao ministro Henrique Neves, nomeado para compor a Corte na vaga de ministro efetivo pela classe dos juristas. A sessão terá início às 19 horas, no Plenário do TSE. A nomeação do ministro Henrique Neves, feita pela presidente da República, Dilma Rousseff, em razão do término do mandato do jurista Marcelo Ribeiro, foi publicada no Diário Oficial da última sexta-feira (9). Ele já compôs o TSE como ministro substituto, na classe dos juristas, entre 2008 e 2012, e foi vice-diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TSE em 2003. Também já atuou como observador internacional pela Organização dos Estados Americanos (OEA), indicado pelo TSE, durante as eleições presidenciais do Haiti, em 1990.

Veja só
“Mato porque sou menor”. A frase é atribuída a um adolescente de 16 anos que foi detido em Timon juntamente com o pai por estarem com uma moto roubada e uma arma de fogo. Ele confessou ter cometido assassinatos e que iria “cortar a garganta de outras pessoas”.
- E ainda não querem reduzir a maioridade penal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário