sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Bastidores da política desta sexta....................


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta sexta-feira, 30 de novembro, escrita pelo jornalista Coló Filho. 

Bastidores
Novembro 30, 2012

Desespero
As linhas telefônicas da Confederação Nacional de Municípios (CNM) passaram a maior parte de ontem congestionadas por ligações de centenas de prefeitos de todo o Brasil. Todos em busca da mesma informação sobre a concessão ou não por parte do governo de parcela extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), cuja decisão deveria ser anunciada ontem. Mas até o início da noite nenhuma informação havia sido liberada pelo Palácio do Planalto a respeito do pedido de socorro dos Municípios. O compromisso de uma resposta nessa quinta-feira foi assumido pela ministra Ideli Salvatti. Durante reunião com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, e dirigentes de entidades estaduais no último dia 13 de novembro, a ministra ouviu apelos dramáticos de prefeitos, em função da crise financeira enfrentada com a queda do FPM e a dificuldade de encerrar o mandato sem deixar despesas para o sucessor, “o que pode transformar mais de 3 mil prefeitos em ficha suja e até motivar prisão para alguns”, conforme alerta de Ziulkoski.

Explicação
O deputado imperatrizense Carlinhos Amorim (PDT) está querendo saber da Secretaria de Estado de Saúde a causa da anulação da concorrência pública que iria acontecer nessa quarta-feira (28) e para a construção de hospitais com 100 leitos para os municípios de Imperatriz, Caxias, Pinheiro, Chapadinha e Santa Inês. Só que o governo já explicou o motivo, na terça-feira. Segundo nota da Secretaria de Saúde, os editais haviam sido elaborados com base na lei estadual de licitação, mas, como as obras serão financiadas com recursos do BNDES, devem ser licitadas de acordo com as regras do banco. Feitas as adequações técnicas, novos editais serão publicados ainda esta semana para a retomada da licitação das cinco obras.

Diplomação
Na quarta-feira (28), foram diplomados o prefeito eleito do município de Estreito, Cícero Neco (PMDB), o Cicin, a vice Maria Cristina Mendes Andrade e os 13 vereadores eleitos, além de 12 suplentes. A solenidade foi presidida pelo juiz Gilmar de Jesus Everton Vale, com a presença da promotora Carla Tatiana Pereira de Jesus.

Agora vai
Ontem a prefeitura já estava trabalhando na recuperação de um trecho da rua Osvaldo Cruz, que se encontra em péssimo estado. O prefeito Madeira foi na noite de anteontem a um encontro na Faculdade Santa Terezinha e viu a situação em que está a rua. Ouviu cobranças e ontem cedo já estavam sendo tomadas providências.

Aumento
O deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA) elogiou as análises da imprensa que denunciam o exagero no aumento das passagens aéreas depois do fechamento da Webjet, principalmente para destinos das regiões Norte e Nordeste. Escórcio declarou que o Congresso Nacional precisa se manifestar rapidamente e coibir os reajustes que lesam os consumidores brasileiros e têm, inclusive, prejudicado o turismo nas regiões Norte e Nordeste.

2014
Os diretores-gerais da Justiça Eleitoral reuniram-se na manhã de ontem (29), na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, para avaliar as Eleições 2012 e começar o planejamento do próximo pleito. “Não estamos encerrando um ciclo, já estamos iniciando a preparação das Eleições 2014”, destacou o diretor-geral do Tribunal, Alcides Diniz.

Vestibular
No próximo dia 6 (quinta-feira) a Universidade Ceuma fará o lançamento do primeiro vestibular do Campus de Imperatriz. Convites assinados pelo Prof. Me. Marcos Barros e Silva, Reitor da Uniceuma, já estão sendo distribuídos. O lançamento será às 19 horas, no New Palace Eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário