sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Bastidores da política desta sexta......................


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta sexta-feira, 23 de novembro, escrita pelo jornalista Coló Filho. 

Bastidores
Novembro 23, 2012

Federal
A ex-candidata a prefeita Rosângela Curado deverá sair candidata a deputada federal. E não será pela oposição. Ela vem recebendo acenos do grupo de Flávio Dino (PCdoB), mas deve se manter no grupo liderado pela governadora Roseana Sarney (PMDB), principalmente se depender da vontade de vários aliados em Imperatriz. Rosângela deve deixar o DEM e se filiar a um partido pequeno. Com ela devem ir dezenas de lideranças que o acompanharam nas eleições municipais. Nesta semana, Rosângela resolveu fazer uma caminhada do Santa Rita à Avenida Bernardo Sayão. Recebeu abraços e pedidos para que seja candidata a deputada em 2014. E vai topar o desafio. Na eleição municipal, a odontóloga obteve 39.718 votos (31,83%).

Candidato
O Seminário de Integração do Estado com os Municípios, realizado pelo governo do Estado com a participação de prefeitos, vices, vereadores eleitos e reeleitos, não deixa dúvidas de que a governadora Roseana Sarney está mesmo decidida a lançar Luís Fernando à sua sucessão. O evento foi coordenado pelo próprio secretário da Casa Civil. Edison Lobão que se cuide...

Adversário
O PPS pode não reeditar a aliança com o PCdoB nas eleições de 2014. No pleito de 2010 o partido indicou a vice de Flávio Dino, a professora Miosótis Lúcio. Mas na próxima disputa pelo governo do Estado o PPS lançará candidatura própria. A deputada estadual Eliziane Gama já manifestou o interesse de ser candidata. É tudo que Flávio Dino não queria, porque sonhava em reunir todos os oposicionistas em torno do seu nome. Mas a oposição irá às urnas rachada, o que beneficia o grupo Sarney. Eliziane disputou a prefeitura de São Luís e obteve uma votação expressiva.

Gota
Em cadeira de rodas desde as eleições, o vereador reeleito Chiquim da Diferro teria viajado para Goiânia para fazer tratamento. Ele foi acometido pela gota, uma doença caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue, o que leva a um depósito de cristais de monourato de sódio nas articulações. É este depósito que gera os surtos de artrite aguda secundária.

Infarto
O presidente da Colônia Z-29, Salomão Santana, deverá ser levado hoje para Araguaína, onde será submetido a cirurgia de revascularização miocárdica (ponte de safena). Salomão sofreu infarto no dia 15 de novembro e está na UTI do Socorrão.

No ataque
Na sessão de ontem, o deputado estadual Raimundo Cutrim voltou a criticar o secretário de Segurança, Aluísio Mendes. Sobre a concessão da Medalha Manoel Bequimão, maior comenda do Poder Legislativo, ele reiterou que o secretário não preenche os requisitos exigidos para a homenagem. Disse ainda que viu colegas parlamentares saírem da sessão para não votar, enquanto outros se abstiveram, três votaram contra e 15 a favor. Reafirmou que, relativamente, São Luís tem o maior índice de criminalidade do país. Cutrim também foi secretário de Segurança. Qual a diferença do seu tempo para hoje?

Trem
Por meio de acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério dos Transportes e a Universidade Federal de Minas Gerais, o Maranhão será contemplado com a realização de estudos de viabilidade técnica que irão auxiliar o Governo do Estado na elaboração do projeto de implantação do Trem Regional de Passageiros, entre São Luís e a cidade de Itapecuru-Mirim. Os detalhes do acordo foram publicados no Diário Oficial da União dessa quarta-feira. A meta do governo maranhense é atender à crescente demanda do setor de transporte de passageiros que se deslocam para o complexo industrial em fase de implantação em Bacabeira e usuários de cidades localizadas ao longo do percurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário