sábado, 21 de julho de 2012

Bastidores da política deste sábado........

Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta sábado, 21 de julho, escrita pelo jornalista Coló Filho.

Bastidores
Julho 21, 2012

Com Lula
Ontem a Assessoria de Comunicação do PT/Imperatriz informou que o candidato a prefeito Adalberto Franklin é um dos convidados do ex-presidente Lula para um café da manhã no dia 30 de julho, no Hotel Mercury, Ibirapuera, em São Paulo. Depois será realizada uma sessão de fotos e gravação para a campanha eleitoral. Participarão do café da manhã apenas alguns candidatos dos 118 municípios prioritários do PT nas eleições deste ano. O encontro é restrito apenas a candidatos e membros da coordenação nacional de acompanhamento eleitoral. O PT incluiu a candidatura majoritária petista em Imperatriz, com Adalberto Franklin, entre as prioridades nacionais, garantindo, assim, a participação de várias lideranças petistas e o envolvimento da direção nacional na campanha.

Sem ataque
O Coronel Melo, pré-candidato a prefeito pelo PSOL, está jurando que nestas eleições não será o algoz de Carlinhos Amorim (PDT). Nas eleições de 2004, os dois foram candidatos e Melo foi apontado como um dos responsáveis pela derrota de Amorim.

Mulher
A exemplo de Imperatriz, em São Luís só há uma mulher entre os oito candidatos disputando a prefeitura. É a deputada Eliziane Gama (PPS). Em Imperatriz, dos nove candidatos a única mulher é a odontóloga Rosângela Curado (DEM). O município ainda não teve uma mulher eleita prefeita. A senhora Teresa Simões chegou a assumir a prefeitura, mas porque era vice de Ildon Marques.

Aniversário
Hoje o deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB) será alvo de muitas homenagens. Ele está aniversariando e haverá uma “festa de arromba” promovida pelos seus amigos em Imperatriz. Escórcio está sendo apontado como o deputado mais atuante em defesa dos interesses de Imperatriz e região.

Aberto
O polêmico tema do voto aberto tem chance de entrar na pauta de votações da Câmara ainda em agosto. Proposta de Emenda à Constituição (PEC), já aprovada em dois turnos no Senado em julho, prevê o fim do voto secreto nos processos de perda de mandato de deputados e senadores. Na Câmara, a PEC também passará por dois turnos de votação, mas poderá dispensar análise das comissões ao ser apensada a propostas semelhantes.

Os outros
Falam do Maranhão, mas vá ver a situação dos outros estados... O deputado federal Asdrúbal Bentes (PMDB-PA) está protestando contra as condições das estradas no estado do Pará. Ele citou o trecho de Marabá a Redenção, da BR-155, onde, segundo o parlamentar, até mesmo os caminhões atolam devido à quantidade de buracos. Asdrúbal Bentes pediu ao Dnit para que assuma a responsabilidade de executar as obras de restauração das estradas paraenses. O parlamentar ponderou que não é mais possível estancar o desenvolvimento de um estado tão rico e promissor, pela dificuldade de escoar sua produção.

Desempenho
O deputado federal Costa Ferreira (PSC-MA) registrou no plenário da Câmara o desempenho da economia do Maranhão que, segundo ele, cresceu por três meses consecutivos e apresenta os maiores índices de desenvolvimento do país, superando as dificuldades impostas pela crise internacional e pelo mercado globalizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário