terça-feira, 16 de agosto de 2011

Rádio Timbira celebra 70 anos com homenagens nesta terça-feira.

São Luís - Emissora oficial do Governo do Maranhão, a Rádio Timbira completa 70 anos nesta terça-feira (16) com uma programação de homenagens e reverências, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana (Cohafuma), às 19h. A cerimônia encerra uma série de ações que marcaram as comemorações.
Juraci Filho, acompanha estudantes/atletas na visita à exposição “Rádio Timbira - 70 anos”
Para festejar a data, haverá a exposição “Rádio Timbira - 70 anos”, com registros radiofônicos que incluem painéis com momentos marcantes da história da emissora e equipamentos antigos. “A Rádio Timbira hoje se consolidou, tem ouvintes cativos em todo o Maranhão e uma programação que mescla jornalismo, esporte, cultura, música e prestação de serviço. E estamos trabalhando para melhorar sempre. Por isso, reunimos um acervo que ajuda a contar a história do rádio e mostra a evolução desse meio”, declarou Juraci Vieira Filho, gestor de Rádio Timbira.

Na cerimônia, será entregue o Troféu Timbira. Serão agraciados, a governadora Roseana Sarney, que reativou a emissora assim que reassumiu o Governo do Estado, em 2009; o secretário de Comunicação Social, Sérgio Macedo; os adjuntos Carla Georgina e Ormuz Rivaldo; e os comunicadores Ruy Dourado e Geraldo Castro. Também receberão o troféu o senador João Alberto (PMDB), que dirigiu a rádio em 1966; e o desembargador Milson Coutinho, que atuou como repórter da emissora na década de 1960.

Esporte e cultura
E a programação de comemoração de aniversário da Rádio Timbira teve um momento marcante nesta segunda-feira (14). Visando promover o esporte por meio da valorização cultural, estudantes/atletas que participam da Etapa Estadual dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) tiveram uma tarde descontraída no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana visitando a exposição “Rádio Timbira - 70 anos”.

Mais de 30 atletas das delegações de Tuntum, Coelho Neto, Imperatriz, Porto Rico, Bacabal, Chapadinha e Governador Nunes Freire foram recepcionados pelo gestor Juracy Vieira da Silva Filho, que proporcionou aos jovens atletas uma verdadeira aula de história da comunicação maranhense. Na ocasião, Juraci Filho ressaltou a importância da visita e do resgate a valorização radiofônica do Maranhão.

“É muito importante esta nova geração conhecer a história da primeira emissora do rádio maranhense, que chega a mais de 80 municípios. É uma oportunidade deles vivenciarem na prática o que seus pais acompanham neste 70 anos”, enfatizou.

Segundo o secretário-adjunto de Projetos Especiais da Sedel, Winglitton Barros, o China, a visita vem complementar o verdadeiro sentido do esporte. “Esta é uma das funções educativas dos jogos. Queremos enriquecer a formação cultural dos atletas contribuindo para desenvolvimento de cidadãos de caráter”, declarou.

Encantada com o acervo de fotos e áudios de 1941, a estudante/atleta Claudinete Correa, de 14 anos, tirou várias fotos dos primeiro rádios que chegaram ao estado para mostrar aos seus amigos de Governador Nunes Freire. “Gostei muito dos rádios de antigamente, são bem diferentes. É bom para gente que não conhecia a história do rádio”, afirmou.

Fonte: SECOM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário