domingo, 28 de agosto de 2011

Professor lança livro: "Mulheres vencedoras".

Por Raimundo Primeiro

O professor e escritor Carlos Brito lançou o segundo volume do Livro-série “Mulheres Vencedoras”, que foi editado pela Ética Editora, empresa dirigida pelo também escritor, jornalista e gráfico Adalberto Pereira Franklin de Castro.
Carlos Brito continua com fértil veia produtiva
Em seu novo trabalho literário Carlos Brito continua homenageando as mulheres que foram destaques em Imperatriz e no Brasil, mostrando as lutas que elas travaram por diversos objetivos.

“É o escritor Carlos Brito em seu incansável empenho pela produção editorial, mais uma vez prestando homenagem à alma feminina, ao registrar a biografia de diversas honradas cidadãs imperatrizenses, algumas anônimas, outras já revestidas de alguma notoriedade”, diz, no prefácio, o acadêmico Tasso Assunção.

No livro, Carlos Brito presta homenagem para várias mulheres cujas ações ainda estão fortemente presentes no cotidiano de Imperatriz, entre elas a professora Edelvira Marques, vereadora Fátima Avelino e a irmã Neves, além de empresárias e humildes donas-de-casa. Uma delas é a cearense Iraci Rodrigues.

Carlos Brito ressalta que o livro traz histórias de mulheres imperatrizenses que, embora em maioria não tenham nascido na cidade, residem em Imperatriz há mais de dez anos. “O primeiro critério de escolha dessas mulheres foram os serviços prestados ao município, seja como profissionais, principalmente da área da educação, ou simplesmente como cidadãs, mães da famílias exemplares”, frisa, lembrando que “quase todas elas foram ou são professoras da rede estadual ou municipal”, ressaltando que algumas já estão aposentadas.

Segundo Carlos Brito, o livro traz informações relevantes para as pessoas que desejam conhecer as histórias das mulheres que contribuíram com o processo de desenvolvimento do município, nas mais distintas áreas. “Quem desejar conhecer o perfil das mulheres de Imperatriz deve ler o meu novo livro”, recomenda.

O autor garante que o leitor vai encontrar no livro histórias de autênticas mulheres de hoje que lutaram muito para alcançar seus objetivos. “Nas crônicas publicadas, faço um relato simples de cidadãs tocantinas ainda em atividade, com exceção da historiadora Edelvira Marques e da religiosa irmã Neves. De uma forma ou de outra, todas contribuíram para o crescimento da cidade e do nosso povo”, conclui.

Carlos Brito lembra que “desde a antiguidade, a mulher era submissa ao homem e sofreu muita discriminação, violência e injustiça de todas as formas, porém, hoje, a mulher tem os mesmos direitos do homem e desempenha qualquer função”.

Sobre o autor
Carlos Brito é professor das redes estadual e municipal de ensino; formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Pós-graduado pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (São Paulo), nasceu no Município de Governador Eugênio Barros (MA), transferindo-se ainda jovem para Imperatriz, onde reside há mais de quarenta anos. Publicou treze livros de variados gêneros.

Texto: Raimundo Primeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário