segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Coluna Na Marca do Pênalti desta segunda...

Imperatriz - Confira os tópicos da Coluna, "Na Marca do Pênalti", de segunda-feira, 17 de dezembro de 2018, do "Jornal Correio", escrita pelo radialista Carloto Júnior.
Radialista Carloto Júnior.

Coluna na Marca do Pênalti
17 de dezembro de 2018

Reunião!
O Cavalo de Aço, na pessoa do seu vice-presidente, Rodrigo Oliveira, participou de uma reunião na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na semana passada, com a presença de alguns presidentes de clubes que vão participar do Brasileiro da Série C de 2019, além de dois dirigentes da entidade. Pelo que entendi, o objetivo da reunião foi buscar formas de captação de recursos para os 20 clubes que, com a saída do Esporte Interativo da TV (vai atuar em algumas plataformas como Facebook e etc..), não tem patrocínio e nem repasse de quotas da TV. Acho esse planejamento da CBF muito em cima para um campeonato que vai acontecer no primeiro semestre do próximo ano. Quando o EI, que transmitiu a Série C e, até, alguns jogos da Série D, deste ano, anunciou a sua saída da TV, a CBF já deveria ter iniciado a busca por alternativas. Passagens, alimentação e estadia ela vai continuar bancando. Mas os clubes precisam de mais, que seria as quotas da TV. 

Por falar em...
...planejamento, muito preocupando esse do Imperatriz, que tem a data do dia 26 deste mês para a apresentação do seu plantel. Mas preocupante, ainda, é que fiquei sabendo que os treinamentos só vão iniciar no dia 2 de janeiro, ou seja, 17 dias da estreia do Maranhense, contra o Santa Quitéria, aqui em Imperatriz. Dezessete dias é muito pouco para um time ganhar condicionamento físico e, principalmente, entrosamento. O time tem muitas peças novas, comissão técnica nova (com exceção do preparador físico, Fábio Nogueira) e com isso dificulta mais, ainda, o entrosamento entre jogadores e comissão técnica. Sei, também, que o maior problema é a questão financeira, o que levou a diretoria do Cavalo de Aço esticar tanto a data de apresentação. Para quem não lembra, a apresentação foi marcada para outubro. Depois mudaram para novembro e, acabou sendo adiada para dezembro. Todos os outros times já estão em atividade, principalmente, Sampaio e Moto, os dois maiores adversários do Imperatriz. Maranhão e Pinheiro, como estavam em atividades até uma semana atrás, podem se dá ao luxo de parar agora e retornar no início do ano. O correto era o Imperatriz ter se apresentado no início de dezembro, com folga no Natal e Ano Novo e retornando no dia 2 de janeiro, com 17 dias para completar os treinamentos para a estreia do dia 19.

Muito se fala...
...na questão financeira, que o Imperatriz não tem condições de iniciar os trabalhos 40 dias antes, já que não tem recursos e nem de onde tirar para bancar passagens, alimentação, transferências e registros de atletas para o estadual. Mas a diretoria do Cavalo de Aço sabia disso e providências deveriam ser tomadas para poder resolver a questão. Por várias vezes, logo após o encerramento do Brasileiro da Série D, foi repassada uma ideia da criação de um Departamento de Capitação de Recursos, para que caísse em campo em busca de recursos, sejam patrocínios, parceiras e etc... Não sei se isso foi colocado em prática. O certo é que o clube tem um planejamento preocupante, com poucos dias para realizar a pré-temporada, o que cria uma preocupação de como o time vai reagir na estreia do estadual. Torçamos para que dê tudo certo.

Confirmada a...
...expectativa. A CBF anunciou que o Grupo A da Série C de 2019 vai ser composto apenas por clubes da região Nordeste. Vai ser a primeira vez que essa situação vai acontecer desde que a terceira divisão nacional começou a ser disputada no atual formato. Com tantas camisas pesadas, tradição não vai faltar numa disputa que promete ser muito acirrada. E mais do que isso, os confrontos vão ser muito democráticos, afinal, vão ser dois representantes de Pernambuco, dois da Paraíba, dois do Maranhão e dois do Rio Grande do Norte, sendo completados com um representante de Sergipe e outro do Ceará. ABC, Botafogo, Confiança, Ferroviário-CE, Globo, Imperatriz, Náutico, Sampaio, Santa Cruz e Treze-PB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário