sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Bastidores da política desta sexta....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta sexta-feira, 08 de janeiro de 2016.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
08 de janeiro de 2016

Mais obras
Embora as dificuldades que vem enfrentando, este ano a prefeitura de Imperatriz continuará o ritmo de trabalho que vem imprimindo na cidade com obras de infraestrutura. Em visita a O PROGRESSO, o prefeito Sebastião Madeira informou que pretende realizar 50 quilômetros de pavimentação asfáltica. Há obras em andamento, como o Mercado do Peixe e o Complexo Esportivo Barjona Lobão, em fase de conclusão, e outras a serem iniciadas. Madeira também informou que está engajado na solução dos pagamentos de salários ainda pendentes. Segundo ele, no caso dos professores está resolvido. O prefeito observa que a arrecadação própria de 2015 caiu R$ 23 milhões em relação a 2013, enquanto que as despesas da máquina administrativa aumentaram. O sistema de saúde também está pesando. Para se ter uma ideia, no Socorrão todos os dias são mil refeições. Apesar de todos os problemas, Madeira acredita que no dia 1º de janeiro de 2017 entregará a Prefeitura com o dever cumprido.

Cautela
Perguntado se já tem uma posição definida em relação ao PSDB na questão de candidatura, Madeira apenas observou que o partido tem dois nomes buscando viabilizar-se para o pleito. Sobre a possibilidade de apoio à candidatura de Rosângela Curado, o prefeito afirmou que em política não se pode dizer que “dessa água nunca beberei”. Na verdade, Madeira está esperando se aproximar o período das convenções para se manifestar. Experiente, não iria tomar decisão agora, com o quadro ainda indefinido. Ele espera, inclusive, se o PCdoB lançará ou não candidato.

Baixa
Secretário desde o primeiro mandato do prefeito Madeira, o advogado Daniel Souza revelou que deixará o governo. Como se sabe, Daniel é um dos dois pretendentes no ninho tucano (o outro é o vereador Esmerahdson de Pinho) à sucessão municipal. O secretário, que tem sido um dos principais colaboradores do prefeito, afirmou que sua decisão é sem recuo. “Independentemente de ser ou não o escolhido para disputar a sucessão do prefeito Madeira, sairei do governo no dia 31 de março de 2016”.

Jogo de bastidores
Nos primeiros dias de 2016, observa-se intenso jogo de bastidores dos atores que se colocam como protagonistas das eleições de outubro deste ano. À frente do PDT, Rosângela Curado já teria fechado acordo para estarem em seu palanque os partidos DEM, PEN, PRB, PRP, PT, PTB e PV. Ildon Marques, do PMN, teria acertado com PP, PR e PSC. Delegado Assis Ramos, do PMDB, que tem o maior tempo na tv, já teria acordado com o PSL do vereador Roma.

Marcando touca
Causa surpresa a posição “moita” do PSDB. Fora a disputa interna entre dois pré-candidatos, nenhuma conversa externa manteve.  Ouve-se que se o presidente de honra, Sebastião Madeira, decidir não lançar candidato à sua sucessão pelo 45, grandiosa será a revoada de tucanos pré-candidatos a vereador. Inclusive saindo todos os atuais detentores de mandato.

Avesso
Tenho certeza que devo ter sido virada dos avessos e tenho clareza que podem continuar me virando dos avessos”. Presidente Dilma Rousseff (PT) sobre as investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal em torno da Lava Jato.

OAB
Uma celebração ecumênica marcou, na manhã de ontem, o início dos eventos de posse da nova gestão da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Maranhão, que tem o advogado Thiago Diaz como presidente. Às 19 horas foi realizada a solenidade de posse. A OAB-MA tem os imperatrizenses José Agenor Dourado, Adailton Bezerra e Aroaldo Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário