quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Bastidores da política desta quinta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira, 21 de janeiro de 2016.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
21 de janeiro de 2016

Assim é
O deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB) está em todas, destacando-se como um dos mais atuantes da história em relação a parlamentares de Imperatriz. Além de ser uma pessoa empenhada nos afazeres, sejam políticos ou profissionais, Aurélio tem ao seu lado o governo estadual para chegar aos objetivos. Além disso, tem o secretário da Infraestrutura, Clayton Noleto, que é de Imperatriz. Então, o deputado vem conseguindo exercer um mandato exitoso, conquistando benefícios não apenas para Imperatriz, mas para toda a região. Nunca um deputado local teve tanto apoio para trabalhar. São reivindicações atendidas por secretários, emendas liberadas e viabilização de pleitos a favor de prefeitos. É, sem dúvida, um parlamentar indispensável para Imperatriz. Mas consta que ele pode ser candidato a prefeito. E aí dirão que a cidade perderá muito, tirando ele da Assembleia Legislativa. Mas chegando à prefeitura, a cidade não ganharia muito mais? Como já se disse, Marco Aurélio vem tendo todo o apoio do Governo do Estado, e na prefeitura não seria diferente. Aliás, o apoio seria muito maior. Porém, para chegar lá há muitos obstáculos. Primeiro é enfrentar a resistência dos partidos aliados, que também querem a “viúva”, e depois convencer os eleitores de que ele é melhor para a cidade na prefeitura do que na Assembleia.

Obras
Ontem o governador Flávio Dino informou que em breve virá a Imperatriz inaugurar obras. Ele destacou que “já ajudamos a asfaltar dezenas de vias urbanas em parceria com a prefeitura”. Verdade. E não apenas ruas. Também estradas estão recebendo atenção do governo.

Diretriz
Foi criada no Maranhão a COSAR – Companhia de Operações de Sobrevivência em Área Rural -, tropa especial da PM para combater assaltantes de bancos. Isso tem gerado polêmica nas redes sociais, com alguns querendo compará-la à Operação Tigre, que em 1990, na gestão João Alberto, matou dezenas de pessoas consideradas bandidas. O secretário de Comunicação e Assuntos Políticos, jornalista Márcio Jerry, rebateu. “Não há diretriz para matar. Há diretriz para continuar combatendo energicamente os bandos de assaltos a bancos, organizados e agindo em vários estados”, comentou o secretário.

Condenados
Foram transferidos da UPRI, antiga CCPJ, para o novo presídio, cerca de 100 detentos, todos condenados. A UPRI tinha aproximadamente 350 presos. Por aí se vê o tanto de detentos que estão à espera de julgamento. Isso fora os que se encontravam na Delegacia Regional de Imperatriz e foram levados para UPRI, e os que estão no presídio de Davinópolis.

Olha aí!
Dos 217 municípios maranhenses, apenas 37 estão aptos a firmar convênios e receber recursos do Governo do Estado. A maioria é devido à falta de portal da transparência. São 180. De acordo com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), a não implantação ou alimentação dos portais de transparência enseja a proibição aos municípios de receber transferências estaduais ou federais, voluntárias e legais. Assim, o secretário de Estado da Transparência e Controle, Rodrigo Lago, já avisou que o governo não assinará convênio com os municípios que estiverem ilegais. Será exigida certidão do TCE sobre portais da transparência.

Ações educativas
Para reforçar a campanha com ações preventivas e educativas em todo o Estado, a Companhia Energética do Maranhão inicia uma série de atividades em várias cidades no sul do Maranhão. A primeira parada é na cidade de São Francisco do Brejão, onde a Companhia desenvolve na manhã desta quinta-feira (21), na Escola Municipal Tobias Barreto, ações que envolvem temas de segurança, economia de energia e troca de lâmpada, tudo gratuito. A Companhia também deve distribuir cartilhas educativas para as crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário