quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Bastidores da política desta quarta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 27 de janeiro de 2016.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
27 de janeiro de 2016

Afinando a viola
Fonte ligada à pré-candidata Rosângela Curado (PDT) informou que a direção estadual do seu partido estaria abandonando a estratégia preferencial de compor com o PSDB para a formação da chapa à sucessão do prefeito Madeira. Neste sentido, o PDT local estaria intensificando reuniões com outros partidos para fechamento de ampla coligação. Há reunião agendada com o Partido dos Trabalhadores (PT) para o próximo fim de semana. O PDT está afinado com o PT, comandando ministérios no Governo Dilma. Tanto que recentemente a direção nacional se reuniu para se manifestar contra o impeachment e lutar pelo afastamento de Eduardo Cunha (PMDB), presidente da Câmara dos Deputados.

Mal estar
Rumores de São Luís dão conta que teria causado mal estar no Palácio dos Leões o convite que teria sido feito pelo vice-governador Carlos Brandão, em companhia do prefeito Sebastião Madeira e do deputado federal Zé Reinaldo Tavares, ao deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB) para que se filie ao PSDB para disputar a sucessão municipal. O convite foi feito durante a recente visita que Brandão fez a Imperatriz, quando estava no exercício do cargo de governador, em função da viagem de Flávio Dino.

De quem é o santo?
Observador político aqui da cidade, refletindo sobre o tópico inicial da coluna Bastidores de ontem, fez a seguinte observação: “O secretário Márcio Jerry ou se faz de bobo ou pensa que a gente é besta”. Referia-se à afirmação de que o PCdoB espera que seus aliados, PSDB e PDT, se entendam sobre candidato a prefeito em Imperatriz. Reflete: “Ora, enquanto aliados na eleição estadual que passou, na esfera municipal um não é aliado do outro, reforçando que na última disputa os dois partidos foram adversários. Assim, o secretário quer é botar a batata no colo dos outros, ou seja, que tudo continue como está, nem PSDB (Daniel Souza/Esmerahdson de Pinho), nem PDT (Rosângela Curado), pra ver como fica PCdoB/Marco Aurélio”.

Só isso
Na Câmara Municipal de Imperatriz o PDT possui um vereador, Enoque Serafim, que reza na cartilha do prefeito Madeira, estrela maior do PSDB.

Meia boca
Depois do carnaval é que os blocos políticos sairão às ruas. Ou seja, a campanha começará a ser esboçada. Se o candidato do Governo, seja estadual ou municipal, ainda não é revelado, estão os três candidatos aí. Um, Marco Aurélio, recebendo manifestações, e outros, Daniel e Esmerahdson, buscando consolidar o nome. Rosângela Curado e Assis Ramos (PMDB) estão certos, se depender de suas legendas.

E...
Os pré-candidatos a prefeito estão evitando entrar em polêmicas. Cada um trabalhando como fogo em monturo, buscando viabilizar apoios e a simpatia do eleitorado sem partir para troca de farpas. Mas a partir de junho, a onça vai beber água...

Violência
O Brasil é o país com o maior número de cidades entre as mais violentas do mundo em 2015. Das 50 cidades com maior taxa de homicídios por 100 mil habitantes no ano passado, 21 são brasileiras. A primeira a aparecer é Fortaleza, em 12º lugar. Depois Natal, em 13º, Salvador e região metropolitana, em 14º. A capital do Maranhão, São Luís, aparece em 21º entre as mais violentas do mundo. A taxa média brasileira foi de 45,5 homicídios por 100 mil habitantes.

Inauguração
Hoje o governador Flávio Dino inaugura o Hospital Regional de Caxias, Dr. Everaldo Ferreira Aragão. Mais de 783 mil maranhenses da região dos Cocais serão beneficiados com tratamento de saúde de média e alta complexidade. Na ocasião da inauguração oficial, serão realizados dois mutirões simultaneamente, de cirurgias ortopédicas e cirurgias oftalmológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário