terça-feira, 30 de junho de 2015

Bastidores da política desta terça...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça-feira, 30 de junho de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
30 de junho de 2015

Jogo pesado
A Câmara Municipal de Açailândia está mesmo com vontade de cassar o mandato da prefeita Gleide Santos. A mesa diretora decidiu realizar uma sessão extraordinária em pleno domingo, às 20 horas, para julgar o processo político-administrativo 01/2015 aberto contra a prefeita. Só que foi obrigada a suspender a sessão por determinação judicial, ficando impedida, pelo menos momentaneamente, de levar o processo a votação. Gleide  Santos tem minoria na Casa, portando correndo grande risco de ser cassada. Ela já foi afastada do cargo pela Justiça devido a uma ação do Ministério Público, mas conseguiu uma liminar assinada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, suspendendo a decisão do Tribunal de Justiça. Gleide reassumiu o cargo na última quinta-feira, 25. 

Começando
O PCdoB já entrou em campo para o fortalecimento do nome do secretário Clayton Noleto na caminhada rumo à candidatura à sucessão do prefeito Sebastião Torres Madeira. A movimentação começou no final de semana. É o motor do “tratorzão” (PCdoB e aliados) que começa a ser lubrificado para vencer os obstáculos. Quem terá a coragem de entrar na frente? 

Ações
No sábado o vereador Carlos Hermes (PCdoB) reuniu a comunidade do Parque Anhanguera para prestar conta das suas ações realizadas no primeiro semestre deste ano. A reunião teve as presenças do prefeito Sebastião Madeira, do secretário municipal de Infraestrutura, Roberto Alencar, e do secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.

Inauguração
Está marcada para as 16h de hoje a inauguração de um poço artesiano no Parque Amazonas, com as presenças do presidente da CAEMA, Davi Telles, do secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, e do deputado Marco Aurélio. O poço, com vazão de 80 mil litros por hora, beneficiará 12 mil pessoas. O próximo será no Parque Santa Lúcia. Há poucos dias foi inaugurado um em Montes Altos.

Ele disse
-    No meu dicionário, “arrogância” é roubar dinheiro público e querer ficar impune. E “humildade” é aceitar que ninguém está acima da lei. (Governador Flávio Dino).

É hoje!
Uma das propostas mais polêmicas na pauta deste ano do Congresso Nacional deve ser levada a Plenário para votação, hoje. É a proposta de redução da maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes hediondos. Entre os classificados como hediondos estão estupro, latrocínio e homicídio qualificado (quando há agravantes) e roubo agravado (quando há sequestro ou participação de dois ou mais criminosos, entre outras circunstâncias). O debate em Plenário promete ser grande, com manifestações marcadas para esta terça-feira, em Brasília.

Contra 
Diversas entidades da sociedade civil se manifestam contra a redução da maioridade penal. Entre elas a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP); Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); Fundação Abrinq; Human Rights Watch; e Instituto Brasileiro de Ciências Criminais

Nenhum comentário:

Postar um comentário