quinta-feira, 25 de junho de 2015

Bastidores da política desta quinta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira, 25 de junho de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
25 de junho de 2015

Aprovado
Em uma sessão longa,  ontem os vereadores de Imperatriz aprovaram o Projeto de Lei Ordinária de autoria do Poder Executivo, dispondo sobre o Estatuto do Servidor Público Municipal Efetivo. As galerias estavam lotadas de servidores. Houve solicitação de alguns vereadores que todo o projeto fosse lido. A metade foi lida pela secretária Fátima Avelino e a outra pelo vice-presidente Esmerahdson de Pinho. Com isso, a sessão foi prolongada por mais de uma hora. O estatuto foi elaborado pelo Executivo com a participação dos sindicatos após 18 reuniões. O Estatuto preservou e ampliou direitos do funcionalismo.   Agora os servidores de Imperatriz passam do regime celetista (regido pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT) para o estatutário. 

Visita
O deputado estadual André Fufuca (PEN) esteve em Imperatriz neste início de semana. Na companhia do vereador Rildo Amaral (SDD), ele fez algumas visitas, entre elas uma ao ex-prefeito Ildon Marques (PMN). Fufuca revelou à coluna que o objetivo é  estreitar os laços com Imperatriz e região. Em relação a Ildon Marques, esclareceu que foi colocar o mandato à disposição da cidade.   

Sem crime
Ontem, um  observador político indagou se a movimentação de Rosângela Curado nos bairros  não estaria configurando campanha antecipada. Pelo que se vê, não. Se não estiver pedindo votos, não haveria problema.  Antes da eleição para governador,  Flávio Dino realizou o Diálogos pelo Maranhão, não havendo nenhum crime eleitoral. Na verdade, Rosângela está tratando da implantação do PDT distrital nos bairros. Serão 100. 

Redução
O governador Flávio Dino destaca a sanção da lei que reduz imposto das empresas optantes pelo SIMPLES. “É um sonho de cinco anos das micro e pequenas empresas do Maranhão. A redução de imposto para micro e pequenas empresas será, na média, da ordem de 30%. Benefício tributário visa estimular negócios e empregos”, comentou o governador. 

Entre os melhores
Administrado pelo prefeito Jair Farias, o município de Sítio Novo do Tocantins é o primeiro no Bico do Papagaio e o terceiro em todo o Estado no ranking de melhor gestão fiscal. Entre os 5.243 municípios brasileiros, Sítio Novo está na 356ª posição. É o que revela o Índice Firjan de Gestão Fiscal Brasil (IFGF), elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). 

RedeSim
O presidente da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), Sérgio Sombra, cumpre nesta quinta e sexta (26) agenda de compromissos nas cidades de Açailândia e Imperatriz, respectivamente. Ele apresentará o sistema da RedeSim, que no Maranhão recebeu o nome de ‘Empresa Fácil’. É uma Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios. 

Desburocratizar 
Em Açailândia, Sérgio Sombra realizará a apresentação para contadores e empresários a partir das 16h. Em Imperatriz, a atividade acontece amanhã, a partir das 19h, na Unidade Regional do Sebrae.  Na última quinta-feira (18), a RedeSim foi apresentada ao governador Flávio Dino, ocasião em que Sérgio Sombra explicou que o sistema irá desburocratizar o processo de legalização das empresas, facilitando a abertura, fechamento e alteração do registro mercantil. O ‘Empresa Fácil’ reunirá em um único ambiente virtual todos os caminhos a serem percorridos nesse processo. A meta é que em dois anos os municípios maranhenses estejam integrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário