terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Bastidores da política desta terça....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça-feira, 26 de janeiro de 2016.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
26 de janeiro de 2016

Paciência
O PCdoB lava as mãos em relação às eleições de Imperatriz, por enquanto. É o que deixa claro o secretário de Articulação Política e de Comunicação, jornalista Márcio Jerry, em entrevista concedida aos blogs Clodoaldo Corrêa e Marrapá, de São Luís. Ele deixa para o PDT e PSDB darem o pontapé nas negociações visando manter unido o grupo do governo para uma candidatura única. “Em Imperatriz é preciso ter muita paciência e compreensão do processo eleitoral. Não é difícil entender isso. O prefeito Madeira é nosso aliado. A Rosângela Curado é nossa aliada. Se não há um acordo entre a deputada Rosângela, que é nossa aliada, e o prefeito Madeira, que é nosso aliado, é óbvio que o PCdoB tem que ficar recuado. O PCdoB não pode antecipar nenhuma posição sua para desagregar o campo político que nos dá sustentação na cidade de Imperatriz”, comentou o homem forte do Governo Dino. Jerry espera que os partidos do grupo mantenham a unidade e vençam a eleição. “A gente vai ganhar a eleição em Imperatriz com um campo político unificado”, afirmou. É aguardar.

E...
Será se esse posicionamento do PCdoB agrada os pré-candidatos tucanos? Se o PSDB for sentar com o PDT para uma negociação, o máximo que conseguiria seria uma vaga de vice. E isso, pelo menos é o que se percebe, não é a vontade de Daniel Souza e Esmerahdson de Pinho, que acham ter chances de vencer com apoio de Madeira e Flávio Dino. O presidente estadual do PDT reiterou que o partido não abre mão da candidatura de Rosângela Curado, nem que o Palácio dos Leões lance candidato.

Na disputa
O Partido Socialismo e Liberdade no Maranhão (PSOL/MA) tem novo presidente desde o dia 8. É o polêmico Luís Antônio Pedrosa. Ele foi eleito no congresso estadual realizado dias 7 e 8 de novembro de 2015, vencendo a chapa do ex-deputado federal Haroldo Sabóia. A orientação do novo comando é que o partido tenha candidato em todos os municípios em que está organizado. Em Imperatriz, por exemplo. 

Será?
No final de semana espalharam que o juiz de João Lisboa, Marlon Reis, poderia ser candidato a prefeito de Imperatriz. Um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa, Reis se filiaria na Rede Sustentabilidade ou no Solidariedade. Mas a autoridade não estaria demonstrando empolgação com a ideia. Mas pode entrar em 2018, numa disputa pelo Senado. Caso entrasse para prefeito, teríamos dois magistrados como pré-candidatos à sucessão de Madeira. Além dele, a juíza aposentada Maria das Graças Carvalho.    

Olha aí!
De acordo com a proposta de emenda à Constituição PEC 160/2015, políticos eleitos pelo voto majoritário podem ter o mandato revogado caso 5% dos eleitores apresentem uma proposta de referendo revogatório. O referendo seria convocado pela Justiça Eleitoral e, caso mais de 50% dos eleitores votantes decidissem, o eleito perderia o mandato. A proposta tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.

Rota das Emoções
Flávio Dino e os governadores do Ceará, Camilo Sobreiro, e do Piauí, Wellington Dias, assinam hoje, em São Luís, o contrato de rateio para a reativação da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS). Criada para desenvolver o turismo da Rota das Emoções, a entidade é um consórcio público que compõe destinos dos três estados. A assinatura do contrato também contará com a presença do presidente da EMBRATUR, Vinícius Lummertz.

Rota no Maranhão
A Rota das Emoções envolve 14 municípios do Maranhão, Piauí e Ceará. No Maranhão, a rota integra os municípios de Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutoia e Santo Amaro. No Piauí, envolve os municípios de Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Prata e, no Ceará, Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário