quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Imperatriz ganha tratamento de radioterapia...

Flávio Dino e Madeira visitam clínica particular em Imperatriz.
São Luís - O Governo do Maranhão tem priorizado o tratamento de câncer no estado. Para descentralizar o serviço, antes disponível apenas na capital, o Governo do Estado firmou convênio com clínica particular especializada em radioterapia em Imperatriz, a Oncoradium, beneficiando cerca de 200 pacientes por mês, na segunda maior cidade do estado.

O governador Flávio Dino anunciou o convênio logo no início da gestão, durante visita à cidade de Imperatriz realizada no dia 28 de janeiro. A medida faz parte do plano de requalificação do atendimento em saúde pública no Estado. “A partir de agora, pacientes com câncer passarão a ter acesso à radioterapia em Imperatriz, direito antes negado”, destacou o governador Flávio Dino quando firmado o convênio.

Dados
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer é a segunda doença que mais mata no país. São mais de 400 óbitos por dia, que correspondem a 14,7% do total de mortes, enquanto que 21% das mortes são provocadas por doenças cardíacas.

No Maranhão, cerca 7.120 casos de câncer foram identificados em 2014. Nos homens a maior incidência é o câncer de próstata, sendo 27,68%. Já o quantitativo maior entre as mulheres, com 250 casos em 2014, na capital, São Luís, é o câncer de mama. Enquanto que em todo o Estado, o câncer de colo do útero tem maior prevalência entre as mulheres, com 880 casos somente em 2014.

Diante de dados alarmantes, o Governo do Estado, desde o início do ano, prioriza o tratamento da doença colocando em prática dois grandes projetos que consistem em descentralizar o atendimento da capital São Luís e a criação de uma barreira assistencial nas regiões de Imperatriz, Caxias e Timon, evitando que pacientes dessas regiões precisem fazer tratamento em outros estados.

Em Imperatriz, o novo serviço de radioterapia já está até sendo compartilhado com o estado do Tocantins, que enfrenta dificuldades com o na realização deste atendimento. A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins realizou um convênio para o custeio de cerca de 100 atendimentos por mês na segunda maior cidade maranhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário