domingo, 11 de outubro de 2015

Bastidores da politica deste domingo....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste domingo, 11 de outubro de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
11 de outubro de 2015

Tem mais
No final do mês passado, a coluna divulgou que Imperatriz tinha 14 pré-candidatos a prefeito. Mas o número subiu. Hoje são pelo menos 20. Claro que, desses, poucos passarão na peneira, até porque há até quatro pré-candidatos no mesmo partido. Entre os novos pré-candidatos há Hamilton Miranda (PMDB), Rildo Amaral (SD) e Marco Aurélio Gonzaga, que deixou o PDT e está definindo em que partido se filiará. O PT lançará candidato, mas ainda não definiu nome. No partido há pelo menos três opções, entre elas os professores Jorge e Expedito Barros e o jornalista Adalberto Franklin. Os outros pré-candidatos são o Delegado Assis Ramos (PP), Rosângela Curado (PDT), lldon Marques (PMN), Chiquinho Escórcio (PMDB), Rosiane Vicentini (PSB), Chico Brasil (PHS), Pastor Porto (PPS), Aluísio Melo (PCB), Francimar Moreira (REDE), Marias das Graças Carvalho (REDE), Esmerahdson de Pinho, Daniel Souza, Miriam Reis e Ribinha Cunha, todos do PSDB.

E...
O que não vai faltar nas eleições de 2016 serão candidatos a vereador da área de Imprensa. O radialista Otair Moreira, hoje nos Estados Unidos, foi quem “quebrou o tabu”, sendo o primeiro membro da classe a se eleger. Manoel Cecílio teve votos mais do que suficientes, porém o seu partido não alcançou coeficiente eleitoral. Hoje, a classe tem dois vereadores – Raimundo Roma e Fidelis Uchoa.

Olha aí!
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Imperatriz (STEEI), Wilas de Moraes, divulgou o seguinte aviso: “Já tem advogado marcando reunião com promessas de entrada antecipada para saque do FGTS, onde ninguém dará entrada sem o termo de decisão do contrato de trabalho, mas acabará assinando uma procuração e vai ficar comprometido até o advogado receber o alvará. Os sindicatos estão preparados juridicamente para tomar todas as medidas necessárias após recebermos as carteiras e TRCT. Muito cuidado colegas, nessa hora”.

Será?
Uma fonte revela que nesta segunda-feira poderá acontecer um fato político importante em Imperatriz. Seria um encontro entre duas lideranças para discutir o fechamento de uma aliança para as eleições de 2016. É resultado de ato recente, vindo de cima pra baixo. Manda quem pode, obedece quem tem juízo.

Convenções
Com a reforma política, a nova redação do parágrafo 2º do artigo 93 do Código prevê que as convenções partidárias para a escolha dos candidatos serão realizadas, no máximo, até 5 de agosto do ano em que se realizarem as eleições.

Propaganda
Segundo a nova regra do artigo 240 do Código Eleitoral, a propaganda de candidatos a cargos eletivos somente é permitida após o dia 15 de agosto do ano da eleição. Antes, essa propaganda podia ser iniciada após a escolha dos candidatos em convenção.

Registro
O PROGRESSO recebeu a visita, ontem, do presidente da Academia Parauapebense de Letras (APL), Paulo Poeta, do primeiro secretário Waldir Silva e do segundo secretário, Lima Rodrigues. Eles vieram participar do Salão do Livro de Imperatriz (Salimp). À noite Paulo Poeta lançou o livro Perdoar, Sim! - Mas o que fazer com as mágoas? A Academia de Letras de Parauapebas foi fundada há um ano - 16 de setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário