quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Bastidores da política desta quinta....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira, 29 de outubro de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
29 de outubro de 2015

Resultado
Ontem, o assunto principal nas rodadas não foi a política-partidária em torno da sucessão municipal. Foi o resultado da eleição do sindicato que congrega os servidores da Educação municipal de Imperatriz, o combativo STEEI. O atual presidente, Willas de Moraes, sofreu uma derrota com diferença considerável, para muitos inesperada, em função do seu trabalho realizado nos três anos à frente da entidade. Mas o vencedor, Francisco do Embiral, tinha aliados com grande influência junto à classe. Entre eles, fala-se em Helena Aires, ex-secretária de Educação no Governo Ildon, e o atual secretário, Zesiel Ribeiro. Viu-se alegria de dois lados – dos madeiristas e ildistas. Os madeiristas, claro, pelo jogo pesado que Willas praticou contra o Executivo nas greves por reajuste salarial. A maioria dos vereadores também não achou ruim, pois até cruzes com os nomes deles foram usadas nas manifestações.

Números
Francisco obteve 533 votos, contra 342 de Willas. Uma diferença de 191 votos. Na terceira colocação ficou Vanessa, com 322 votos. Ela é esposa do vereador Aurélio Gomes (PT). O quarto colocado foi Charles, que obteve 276 votos. Foram 1.473 votantes. Consta que 1.990 estavam aptos a votar.

Divisão
Entre os 21 vereadores, há os que são simpáticos a Ildon Marques, Rosângela Curado e o Delegado Assis Ramos. Também há pré-candidatos a prefeito (Esmerahdson-PSDB, Rildo Amaral-SD e  Hamilton Miranda-PMDB). E o vereador João Silva defende a pré-candidatura do secretário Daniel Souza. O único vereador do PT, Aurélio Gomes, ainda não se manifestou, pois espera uma definição do partido, que pode lançar candidato, diante da desistência do PCdoB de disputar com candidatura própria.

Ele disse
Precisamos enfrentar a crise com coragem, com união, fazer os ajustes econômicos necessários e seguir em frente. Vamos trabalhar para fazer o Brasil voltar a crescer e continuar no caminho para ser um país mais justo”. Palavras do governador Flávio Dino na inserção nacional do PCdoB.

Olha aí!
Como a política é muito dinâmica, velhas raposas podem estar se unindo novamente no Maranhão, depois de longos anos em guerra. É o caso de João Castelo (PSDB), cria de Sarney. O comandante do PMDB, senador João Alberto, disse ao jornalista Gilberto Léda, de São Luís, que João Castelo seria “bem-vindo no PMDB” para ser uma das opções do partido à prefeitura da capital. Confessou que já houve várias reuniões com Castelo.

Esclarecendo
Ontem a assessoria da deputada Eliziane Gama divulgou nota sobre a “suposta” emenda da parlamentar maranhense para o Estado do Mato Grosso. “Gostaríamos de esclarecer que houve um erro técnico no momento do preenchimento da localidade, mas na página do espelho de emenda parlamentar e na justificativa está clara a destinação do recurso para a estruturação da rede de serviços de proteção social especial no Estado do Maranhão. O problema será corrigido assim que o sistema for reaberto para alterações”, esclareceu a assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário