quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Bastidores da política desta quinta....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira, 1º de outubro de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso,

Bastidores
1º de outubro de 2015

Concorrência
A eleição para senador aconteceu há menos de um ano. Novo pleito somente em 2018, mas hoje já existe movimentação visando as duas vagas que estarão abertas no Maranhão, especialmente no grupo do governador Flávio Dino, que já tem vários pretensos candidatos. Os deputados federais José Reinaldo Tavares e Weverton Rocha e o deputado estadual Humberto Coutinho estão entre eles. Para se livrar da concorrência de Weverton dentro do PDT, Humberto Coutinho já estaria decidido a deixar o PDT. Sabe que a vaga é do dirigente pedetista. Também existem dois prefeitos de olho no Senado. O de São Luís, Holanda Junior, e o de Imperatriz, Sebastião Madeira. Holanda será candidato à reeleição e renunciaria em 2018, claro se for reeleito. Tanto que se especula que o seu vice será um nome fortemente ligado ao governador Flávio Dino. Como se vê, no grupo dinista o que não vai faltar é pré-candidato ao Senado. Resta saber quem abrirá mão ou se haverá racha. FD terá que fazer muito malabarismo para manter o grupo coeso.

Recuo
Com a mudança proporcionada pela reforma eleitoral, em que o prazo de filiação partidária foi reduzido de um ano para seis meses, muitos pretensos candidatos às eleições de 2016 que desejam mudar de partido colocaram o pé no freio e só definirão o partido no próximo ano. Pela legislação atual, o prazo terminaria amanhã, 2 de outubro. Mas há aqueles “velhacos” que não querem arriscar, esperando a nova data. Vão se filiar mesmo agora.

E...
É o caso do suplente de vereador Paulinho Lobão. “Vou confiar nada”, disse ele, ontem, garantindo que até amanhã providenciará sua filiação. Paulinho pediu desligamento do PSDB e deve se filiar ao PCdoB. Recentemente, foi vetado pelo partido, mas ontem recebeu convite para ser “comunista”.

FGTS
A Câmara Municipal de Imperatriz promoverá uma audiência pública no próximo dia 8 para discutir a questão do FGTS dos funcionários públicos municipais, que passaram do regime celetista para o estatutário. O pedido foi feito pelo vereador Rildo Amaral, que se refere à questão como “golpe do FGTS”. Ele acredita que os funcionários só conseguirão receber o FGTS se ingressarem com ações na justiça.

Ausências
Durante as sessões, vereadores costumam se ausentar do plenário. Um sai para conceder entrevista, outro para atender chamado do gabinete e tem até quem “vaza” mais cedo para um compromisso fora da Casa. Às vezes é preciso um integrante da Mesa Diretora sair à procura de vereador. Ontem, não foram votados todos os decretos legislativos que estavam na pauta, relativos à concessão de título de cidadania. Para aprovação dos decretos, são precisos os votos de 14 dos 21 vereadores. Na reta final, só restavam 12 em plenário.

Valor
Tramita nas comissões competentes da Câmara Municipal de Imperatriz projeto de lei ordinária do Poder Executivo que estima a receita e fixa despesa do Município para o exercício financeiro de 2016, no montante de R$ 696.157.794,00. O orçamento atual é de R$ 682.558.573,00.

Título
A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, por unanimidade, a concessão do Título de Cidadão Maranhense a Dom Gilberto Pastana, bispo da Diocese de Imperatriz, que veio de Santarém-Pará. A Indicação foi de autoria do deputado Marco Aurélio. Ao anunciar a concessão da honraria “com grande alegria”, o deputado destacou que Dom Gilberto “conduz com muita sabedoria e fé a Igreja Católica na Diocese de Imperatriz”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário