sexta-feira, 12 de junho de 2015

Vereadora solicita recadastramento biométrico para zona rural

Vereadora Terezinha Soares - PSDB.
Imperatriz – A vereadora Terezinha Soares, (PSDB), apresentou em sessão ordinária na manhã de quinta-feira (11), indicação ao coordenador do recadastramento biométrico nos municípios da Região Tocantina, juiz Gladston Luís Cutrim. Terezinha solicitou deslocamento de equipes para atender as comunidades da zona rural aos finais de semana. “Os problemas enfrentados pelos moradores dessas comunidades são muito grandes. Eles têm dificuldades financeiras e de transporte. Se posse possível, iria facilitar muito pra eles.”

Ao fazer um aparte, a vereadora Caetana Frazão, (PSDB), informou que os dois postos de recadastramento biométrico estão lotados e a capacidade de atendimento é de 100 pessoas diariamente. Ela subscreveu a indicação, verificando a necessidade de outros postos de atendimento para os bairros da cidade.

O vereador Richard Wagner, (DEM), contou já ter procurado a justiça eleitoral, sendo informado que não existe a possibilidade de deslocamento para zona rural, porque o sistema é por meio de rede e não há como levar os equipamentos. O vereador ressaltou que pode haver grande abstenção nas próximas eleições, principalmente na zona rural, onde as pessoas “não têm demonstrado vontade para se deslocar e fazer o recadastramento”.

De acordo com o vereador Hamilton Miranda (PSD), a partir de julho, outros pontos de recadastramento biométrico serão instalados na cidade, com parceria do município.

 Recadastramento biométrico
Em Imperatriz, segundo maior colégio eleitoral do Maranhão, o recadastramento começou antes do dia 1º de junho, e se estende até março de 2016. Os eleitores podem fazer o recadastramento na unidade do Viva Cidadão, das 8 às 17 horas e no Fórum Eleitoral (Rua Juscelino Kubitschek), das 8 às 13 horas.

É necessário levar RG, Título Eleitoral e comprovante de residência (originais e cópias). O processo é rápido, dura cerca de 15 minutos. A novidade da biometria é a foto digital tirada no ato do recadastramento, para o arquivo do novo sistema. O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão deve recadastrar 1,6 milhões de eleitores no sistema biométrico até maio de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário