domingo, 28 de junho de 2015

Imperatriz fará exames com apoio do Governo

Imperatriz - A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), dando continuidade à parceria com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) para o desenvolvimento do futebol no estado, realizará exames de acompanhamento e avaliação fisiológica e genética dos atletas do time do Imperatriz, nos dias 1º e 2 de julho, na cidade de Imperatriz (MA). Os procedimentos realizados serão semelhantes à avaliação feita com os atletas do Sampaio Corrêa, em São Luís, no mês de maio.

Além dos exames de acompanhamento dos atletas, o Governo do Maranhão e a Ufma disponibilizarão para o Imperatriz alguns equipamentos (fotocélula, termografia, reflotron, plicômetro e dinamômetro), além da orientação de profissionais das áreas de Educação Física, Biologia e Farmácia. Essa bateria de exames que faremos com os atletas do Imperatriz visa à participação do clube na série D. Estamos levando para lá exames mais minuciosos do que os que foram realizados com o Sampaio e o time terá bons equipamentos e profissionais à disposição”, explica o secretário adjunto de projetos incentivados da Sedel, Leonardo Cordeiro. De acordo com ele, até o final da temporada, outros dois momentos de avaliação serão feitos com os jogadores.

Os exames serão dirigidos por equipe de profissionais da Ufma, que desenvolvem projeto de pesquisa nessa área. Os atletas do Imperatriz serão submetidos a exames de coleta de sangue e saliva, composição corporal, termografia (método que revela a temperatura dos músculos do atleta por meio de fotos) e dinamometria, além de teste de velocidade e capacidade aeróbica.

Fazem parte da equipe o ex-fisiologista da Seleção Brasileira de Futebol e coordenador-geral do projeto, doutor Emerson Silami, e o professor e coordenador técnico do projeto, Mário Sevílio. “Procedimentos como esses já são rotina em grandes clubes e por meio dessa parceria com o Governo do Estado pretendemos aproximar os clubes maranhenses dos grandes times das regiões sul e sudeste do Brasil, além de fomentar a pesquisa e o desenvolvimento do esporte no Maranhão”, destaca o doutor Emerson Silami.

Programação
Na terça-feira (30), será realizada reunião preparatória com abordagem feita pelo professor doutor Emerson Silami sobre o tema “Ciência e futebol – três décadas de evolução do Brasil”, a partir das 16 horas, na Universidade Federal do Maranhão (Campus Imperatriz).

Na quarta-feira (1º), serão feitos os exames de coleta, composição corporal, termografia e dinamometria, no Campus Ufma de Imperatriz, a partir das 8 horas. E, na quinta-feira (2), serão feitos os testes de velocidade e capacidade aeróbica, no estádio municipal Frei Epifânio, a partir das 8 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário