sábado, 13 de junho de 2015

Bastidores da política deste sábado....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste sábado, 13 de junho de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
13 de junho de 2015

Fogo amigo?
Nos últimos dois dias o assunto predominante nas rodadas políticas foi o boato espalhado nas redes sociais sobre a mudança de pré-candidatura no PCdoB, saindo o secretário da Infraestrutura Clayton Noleto e entrando o deputado Marco Aurélio.  O parlamentar já tratou de desmentir e declarou apoio a Clayton, que por sua vez ainda nem se manifestou publicamente sobre candidatura à sucessão do prefeito Sebastião Madeira. Mas não era nem preciso desmentidos. Não há o mínimo de lógica falar agora em “substituição” de pré-candidatura, quando ainda falta mais de um ano para as eleições. Lembrando que as convenções, em que são oficializadas candidaturas, acontecerão só em junho de 2016. Mas quem seria o mentor  do boato? Muitos acreditam em fogo amigo, ou seja, gente de dentro do próprio grupão do qual faz parte Clayton Noleto, sob a liderança do governador  Flávio Dino. Não é de se estranhar, porque no grupo o que não falta é pretendente à sucessão municipal. 

Quem?
Ontem um militante político indagou: - Se o Partido dos Trabalhadores em Imperatriz resolvesse mesmo lançar candidatura própria a prefeito, haveria no quadro algum nome com potencial eleitoral para ser indicado? 

Encostando
O prefeito Evando Viana, do município de Governador Edison, que apoiou Lobão Filho para o governo, agora está buscando aproximação com o governador Flávio Dino. Acompanhado de Redem Viana, esteve em São Luís e foi recebido pelo secretário de Assuntos Políticos e Federativos, Márcio Jerry. Evando será candidato à reeleição e terá pela frente um páreo difícil, a senhora Telma Plácido, que inclusive deve trocar o PMDB pelo PSDB e assim conseguir o apoio do governo. Sabedor disso, agora Evando corre para ganhar, também, espaço junto ao Palácio dos Leões.   

Ele disse
-    “Asfaltar cidades é de responsabilidade municipal. Mas temos ajudado na medida do possível. Sábado vamos intensificar apoio a São Luís”. (Governador Flávio Dino)

Só faltava essa
O deputado maranhense Pedro Fernandes (PTB) propõe o fim da Força Nacional, tropa de militares formada para ajudar os governos estaduais no combate à violência. Segundo ele, o dinheiro aplicado na FN poderia ser usado para investimentos na Polícia Rodoviária Federal. Ora, se o governo quiser, tem dinheiro para as duas. Não precisa acabar com a FN. 

E...
Foi o deputado Pedro Fernandes quem apresentou projeto colocando o nome do prefeito Renato Moreira no aeroporto, que já era chamado de Aeroporto Guilherme Cortez, pioneiro da aviação em Imperatriz. A própria família Moreira discordou, pois Guilherme era irmão da mãe de Renato, portanto tio do ex-prefeito.   

Barrar
O Senado pode barrar a proposta de redução do mandato dos senadores. Foi o que sinalizou o senador Renan Calheiros, presidente da Casa, sobre proposta aprovada pela Câmara dos Deputados, que fixa em cinco anos o mandato para os cargos eletivos. Atualmente o mandato de senador é de 8 anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário