terça-feira, 16 de junho de 2015

Bastidores da política desta terça........

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça-feira, 16 de junho de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
16 de junho de 2015

Coadjuvantes
Os três maiores partidos do Brasil poderão não ter candidato próprio à prefeitura de Imperatriz, em 2016. O PSDB deverá fazer aliança com o PCdoB, que poderá lançar como candidato o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto. O PT não descarta a possibilidade de lançar um nome, só que até junho, mês das convenções, poderá rever e apoiar outro partido. Poderia ser o PCdoB, mas a presença do PSDB no palanque se torna uma obstáculo. Entretanto, em política tudo pode  acontecer. Em Açailândia, por exemplo, PSDB e PT foram aliados em duas eleições, com o vice sendo petista. Já o PMDB ensaia lançar o médico Antonio Leite, mas pode fazer como em 2012, quando tirou Ildon Marques do páreo e não lançou candidato. É aguardar as pedras do xadrez começarem a ser mexidas. 

Pretensos
Ontem, um observador político perguntava quantos secretários do prefeito Madeira poderiam disputar o mandato de vereador.  Pelo que se observa hoje, não passaria de dois o número de pretendentes. São Zesiel Ribeiro (Educação) e Cabo J. Ribamar (Setran). Há um terceiro, mas que não exerce cargo de primeiro escalão - Ricardo Matos (diretor administrativo do Socorrão).  

Confirmado
O deputado estadual Marco Aurélio anunciou ontem pela manhã que confirmou com o secretário Estadual de Infraestrutura, Clayton Noleto, e com o Presidente da CAEMA, Davi Telles, que o investimento na rede de esgoto no bairro Bacuri vai dar certo. "O projeto já está sendo elaborado e o governador Flávio Dino já sinalizou positivamente. Agradeço o empenho dos amigos Clayton e Davi. Imperatriz sendo valorizada. É a confirmação da presença do governo!", comentou Marco Aurélio.  

Água 
Com o Programa Água Para Todos da CAEMA e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), o governo do Estado vai investir R$ 270 milhões em 2015 e 2016, em dezenas de cidades. O anuncio foi feito ontem pelo governador Flávio Dino.

Reforma
Hoje o Plenário da Câmara dos Deputados pode concluir as votações, em primeiro turno, da reforma política. A proposta está sendo votada por temas. Os deputados votarão os tópicos fidelidade partidária, cotas para mulheres nas eleições, data de posse de prefeitos e vereadores, federação partidária e projetos de iniciativa popular.

Suplentes
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado deve analisar nesta quarta-feira  uma nova forma de escolha de suplentes de senadores. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC18/2015) prevê que, nos afastamentos dos senadores, assuma o mandato o candidato com maior votação depois dos eleitos. O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) entende que os eleitores vão se sentir mais representados se o substituto for aquele que se saiu melhor nas urnas, logo depois dos eleitos. A relatora da proposta, senadora Simone Tebet (PMDB-MS). concorda que a falta de conhecimento dos suplentes pela população, no modelo atual, afeta a representatividade. Com o novo critério, todos os substitutos de senadores já terão exposto suas propostas para o eleitorado, durante a campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário