sexta-feira, 19 de junho de 2015

Bastidores da política desta sexta.......

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta sexta-feira, 19 de junho de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
19 de junho de 2015

Aliança
- “O PSDB e o PPS são aliados no debate nacional, é muito natural que tenhamos essa aliança nas maiores cidades maranhenses”. A afirmação foi feita pela deputada federal Eliziane Gama, presidente do Diretório Estadual do PPS no Maranhão, após encontro com o senador Aécio Neves (PSDB-MG) para tratar sobre as eleições de 2016. Pode até ser, mas dificilmente haveria uma aliança em Imperatriz com um dos dois partidores lançando candidatura própria a prefeito, a não que houvesse uma imposição do comando nacional tucano. Pela vontade do comando local do PSDB, o partido apoiaria o PCdoB, que dificilmente deixará de lançar candidato à sucessão de Madeira. E o PPS seguiria o mesmo caminho, porque o seu principal nome na cidade, Pastor Porto, dificilmente se arriscaria a disputar a eleição sem apoio do  Palácio dos Leões e do Palácio Renato Moreira. Portanto, repita-se, pode até haver aliança entre PSDB e PPS, mas não com candidato próprio.

Agricultura e educação
O governador Flávio Dino destacou dois eventos importantes, ontem: lançamento do Plano Safra e recebimento de mais terrenos para escolas de educação profissional. “Acreditamos na agricultura e na pecuária maranhense, depois dos tenebrosos anos em que não havia política pública estadual para o setor. Sobre educação profissional, a rede estadual está saindo do zero. O seminário de hoje dará mais passos no caminho certo para implantação do IEMA”, comentou o governador.

Sem recuo
Ontem, em conversa com jornalistas e blogueiros, o vereador Fidélis Uchoa reafirmou a sua posição contrária à regulamentação do serviço de táxi-lotação. Segundo ele, isso pode ser um precedente para que surjam pressões pela abertura de mais vagas para mototaxistas. - “Não quero transformar minha cidade numa Índia”, comentou o vereador. 

Infraestrutura
A Câmara realizou, ontem, uma audiência pública com a participação do secretário municipal de Infraestrutura, Roberto Vasconcelos Alencar, que falou sobre as obras que a prefeitura está fazendo e as que serão feitas nos bairros. Muitas ações foram mostradas. A proposição solicitando a audiência pública foi de autoria do vereador Rildo Amaral. A Comissão de Obras é presidida pelo vereador Enoc Lima Serafim. 

Meio ambiente
O promotor de Justiça, Jadilson Cirqueira Souza, titular da Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Meio Ambiente e Educação de Imperatriz, lançou edital para convocação de audiência pública, a ser realizada no próximo dia 29, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Imperatriz. A finalidade é apurar notícia de possível descumprimento da Lei Complementar Municipal n° 003/2004, quanto à localização e funcionamento dos postos de combustíveis, com reflexo direto no licenciamento ambiental.

Eleição simultânea
A Câmara dos Deputados rejeitou uma emenda, de autoria do deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), que permitia ao candidato disputar, simultaneamente, eleições majoritárias (prefeito, governador, presidente da República e senador) e proporcionais (vereador e deputado). A deputada maranhense Eliziane Gama foi contra. Segundo ela,  a proposta não tem cabimento. “É como se o candidato tivesse que ter a prerrogativa de não ter risco [...] O eleitor precisa, minimamente, saber em quem está votando ou para que ele está votando”,  afirmou a parlamentar durante a votação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário