quinta-feira, 18 de junho de 2015

Bastidores da política desta quinta....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira, 18 de junho de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
18 de junho de 2015

Duplicação
O governo do Estado está preocupado com a questão da duplicação da BR-010, no perímetro urbano de Imperatriz. Ontem à tarde o secretário da Infraestrutura, Clayton Noleto, iria se reunir com o superintendente do DENIT no Maranhão para tratar do assunto. Depois, ele e o governador Flávio Dino iriam para Brasília com a finalidade de falar com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues. Na cidade, há muito pessimismo em relação à obra, mas agora com o empenho do governador e do secretário a situação pode se reverter e se tornar realidade esse importante beneficio para Imperatriz, que é a travessia urbana.  

Alvo 
O secretário da Infraestrutura, Clayton Noleto, começou a “apanhar”, especialmente nas  redes sociais. Isso demonstra que ele está preocupando pré-candidatos a prefeito, embora ainda não tenha se manifestado publicamente sobre a pretensão de disputar a sucessão do prefeito Madeira. Mas não é para menos. Se realmente ele for candidato, evidentemente que terá o apoio do Palácio dos Leões e do Palácio Renato Moreira, duas máquinas pesadas que os adversários não suportariam. É aguardar as águas de março de 2016...   

Olha aí!
Ontem, um político de Governador Edison Lobão revelou que técnicos da Controladoria Geral da União (CGU) estariam desde anteontem naquela cidade, fazendo levantamentos na administração municipal. Depois da Secretaria de Saúde, ontem estariam “vasculhando” a Secretaria de Educação.   

Conquistas
- Vitória da Educação! Grande resposta à nossa luta. Assim o  deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB) iniciou o seu comunicado sobre a confirmação feita pela secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, e o secretário-adjunto, Fábio Rondon, de que as quatro escolas que solicitou reforma, bem como a construção da Escola Estadual de Ensino Médio no Parque Alvorada, em Imperatriz, foram aprovadas pelo governador Flávio Dino e já estão no planejamento de execução da SEDUC.  Serão reformadas as escolas Rio Amazonas - João Lisboa; Francisco Alves – Davinópolis; Vicente Yáñez Pinzón – Ribeirãozinho; e Nova Vitória – Imperatriz. 

Correção
Por um lapso, a coluna de ontem colocou o vereador Rildo Amaral (SDD) entre os pertencentes ao Bloco Independente. Na verdade, é o vereador Antonio José. Os outros são Hamilton, Roma, Zé da Farmácia e Chiquim da Diferro.

Repercussão
Repercute na cidade a aprovação do projeto de lei que regulamenta o táxi-lotação. Há aqueles que se posicionaram contra, especialmente defensores de interesses próprios, inclusive alegando que vai “quebrar” as empresas de ônibus. Mas vale lembrar que o serviço de táxi-lotação já  vem sendo prestado há vários anos, embora irregular. Portanto, já não causaria o grande impacto propagado. O que se vê, na verdade, é a grande maioria, aquela que precisa do transporte público,  aprovando a decisão da Câmara Municipal.    

E...
Nem tudo está como prego batido, ponta virada. O projeto de lei aprovado pela Câmara ainda precisa ir à sanção do prefeito Sebastião Torres Madeira. Se for vetado, volta para a Câmara, que decidirá  se derruba ou não o veto.  A aprovação do projeto foi apertada: 10 a 8.  Dois vereadores não participaram e um se absteve. Para derrubar o veto são necessários 14 votos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário