quarta-feira, 24 de junho de 2015

Bastidores da política desta quarta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 24 de junho de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
24 de junho de 2015

Voz das ruas
A polêmica proposta de redução da maioridade penal vai ao Plenário da Câmara para votação, em primeiro turno, no dia 30 de junho. No último dia 17 foi aprovado, por 21 votos a 6, o relatório do deputado Laerte Bessa (PR-DF) na comissão especial que analisa a PEC que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. O texto prever redução nos casos de crimes hediondos (como estupro, latrocínio e homicídio qualificado), homicídio doloso, lesão corporal grave, lesão corporal seguida de morte e roubo agravado (quando há sequestro ou participação de dois ou mais criminosos, entre outras circunstâncias). Se os deputados ouvirem a voz das ruas, certamente a proposta será aprovada, porque 87% dos brasileiros são a favor, conforme mostrou pesquisa do Datafolha. Se vai ajudar a resolver o problema da violência, não se tem certeza, mas pode levar menores a pensarem duas vezes antes de cometer um crime. Frouxo do jeito que está é que não pode continuar...  

Zangado
A jornalistas e blogueiros que cobrem as sessões da Câmara, ontem o vereador Enoc Serafim (PDT) se queixou da pré-candidata a prefeita Rosângela Curado (PDT). No domingo, ela promoveu uma reunião no bairro Itamar Guará, mas não convidou o vereador e levou outras pessoas, entre as quais  um pretenso candidato a vereador. Deixou  Enoc zangado. Ele alega que é do mesmo partido da pré-candidata e tem atuação política no Itamar Guará.   

Infidelidade
Um vereador estaria disposto a mudar de partido até o final de setembro, prazo para filiação e troca partidária para quem deseja disputar as eleições do próximo ano. Ao saber disso, o seu suplente já estaria se  preparando para, na hora certa, ingressar na Justiça Eleitoral reivindicando a vaga. Vai alegar que o vereador cometeu infidelidade partidária. 

Subiu a rampa
Aconteceu o que a coluna havia antecipado. No final da tarde de anteontem, o ex-senador e ex-deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB)  foi chamado por Michel Temer para assumir o cargo de assessor direto do vice-presidente da República, na articulação com o Congresso Nacional. Escórcio ocupará um gabinete no quarto andar do Palácio do Planalto e lembra que hoje Temer é o ponto de equilíbrio do governo Dilma. Escórcio já foi secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional, assessor da Casa Civil no governo Lula e assessor especial da Presidência do Senado. 

Educação
Ontem o governador Flávio Dino apresentou o programa Escola Digna para um grupo de 20 empresas que têm investimentos no Maranhão. “Mobilização para vencer o atraso”, comentou o governador, que não tem medido esforços para reverter a situação do quadro educacional do Estado.

Na cola
O vereador Carlos Hermes está acompanhando de perto a construção da unidade de saúde do Parque Buriti. Frequentemente ele está lá,  vistoriando a obra.  Hermes lembra que na Câmara Municipal já cobrou, inúmeras vezes, agilidade nos serviços que, segundo ele, estavam lentos. “A luta continua para que o posto de saúde seja entregue o mais rápido possível à população”, revelou.

Reivindicações
O deputado estadual Wellington do Curso (PPS) tem como principal base  eleitoral São Luís e pouca ligação com Imperatriz. Mas está antenado com os problemas da cidade. Ele apresentou proposição ao governador Flávio Dino e ao presidente da CAEMA, Davi Telles, solicitando a inclusão da Vila Parati no programa “Água para Todos”. Outra solicitação foi feita ao secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, para que inclua as vias da Vila Parati no programa “Mais Asfalto”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário