quarta-feira, 17 de junho de 2015

Bastidores da política desta quarta....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 17 de junho de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
17 de junho de 2015

Liberado
A Câmara Municipal de Imperatriz teve uma sessão agitada, ontem. Com as galerias lotadas de   taxistas, os vereadores aprovaram projeto de lei que regulamenta o serviço de táxi-lotação, que há muito já vem funcionando na cidade, embora vez por outra haja ação da Setran para combatê-lo. Os discursos foram inflamados e “duelos” entre vereadores não faltaram, especialmente entre Chiquim da Diferro e Adonilson Lima. Houve tentativa de adiamento da votação. Adonilson apresentou um pedido para que o projeto fosse retirado da pauta e amplamente discutido, inclusive com a participação do Poder Executivo. O Plenário rejeitou e a matéria foi votada e aprovada. 10 vereadores votaram a favor e 8 contra. Adonilson se absteve. Ausentes Fátima Avelino e Terezinha Soares. Foram contra João Silva, Caetana, Buzuca, Enoc Serafim, Fidelis Uchoa, Esmerahdson de Pinho,  Richard Wagner e Eudes Feitosa. O projeto vai à sanção ou veto do prefeito Sebastião Madeira.

E...
O serviço de táxi-lotação é aprovado pela população. Pelo projeto, serão autorizados 100 táxis. Agora seria necessário que a Câmara e a Prefeitura fiscalizassem o serviço para não abusarem na cobrança da corrida e também exigir algumas das obrigações que são impostas aos ônibus, principais prejudicados pelo táxi-lotação.  Ônibus é abrigado a transportar gratuitamente aposentados e outros. Também só cobra meia passagem de estudantes e de outros. É preciso que isso também seja aplicado ao táxi-lotação.  

Bloquinho
Na Câmara de Imperatriz foi criado um bloco independente, composto por Hamilton Miranda, Chiquim da Diferro, Rildo Amaral, Zé da Farmácia e Raimundo Roma. Eles votaram a favor da regulamentação do táxi-lotação. O vereador Adonilson Lima, ao defender o seu posicionamento em relação ao projeto, chamou o grupo de “bloquinho”, o suficiente para zangar seus integrantes. “Você chamou de bloquinho, mas nem por isso vou chamá-lo de vereadorzinho, porque obteve apenas 600 votos”, reagiu Chiquim. Isso gerou um bate-boca. O vereador esclareceu que não quis ofender o colega.  

Negociar
O deputado estadual Eduardo Siqueira Campos (PTB-TO) sugere que o Governo do Tocantins  convoque as centrais sindicais e negocie o fim da greve do quadro geral dos servidores do Estado. “A mesa de negociação é o único caminho e o exemplo está aqui”, afirmou o parlamentar ao apresentar a ata da reunião com as centrais sindicais que selou acordo de pagamento da data-base durante o Governo Siqueira Campos. A greve geral foi iniciada ontem, terça-feira.

Segurança
Na noite de ontem o governador Flávio Dino assinou Medida Provisória criando 490 cargos para reestruturação da carreira do Corpo de Bombeiros Militar, a fim de ampliar serviços. Ele também nomeou 10 novos delegados, visando ampliar a capacidade de investigação e repressão contra crimes.

Visita do bem!
Nesta quarta-feira (17), o projeto Imperial Social, desenvolvido pelo Imperial Shopping, estará realizando uma ação de reforma durante todo o dia no Lar São Francisco de Assis.  A proposta é transformar o espaço físico por meio de pintura, jardinagem e reparos que o lar esteja precisando. Durante a visita, representantes do shopping também farão uma doação de alimentos para a instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário