quarta-feira, 10 de junho de 2015

Bastidores da política desta quarta....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 10 de junho de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
10 de junho 2015

Pesquisas
Se não foi o prefeito Sebastião Madeira, então quem foi o responsável pela realização da pesquisa de intenção de votos para prefeito de Imperatriz? A indagação foi feita ontem por um observador político a propósito do desmentido da Assessoria de Comunicação do prefeito, negando que ele tenha encomendado pesquisa. A pergunta é pertinente, porque divulgaram a pesquisa, mas não mostraram nenhuma prova apontando quem seria o responsável. Como não estamos em ano de eleição, não há a obrigatoriedade de registro de pesquisa junto à Justiça Eleitoral. E aí divulgam os números sem obedecer critérios. Quem contratou? Quantos eleitores foram ouvidos? A pesquisa foi realizada em que período? De tantas manipulações já detectadas, os eleitores estão cada vez mais desconfiando de pesquisas. Ainda mais quando não aparece nenhum responsável pela sua realização.

A favor
O ex-governador e atualmente deputado federal, José Reinaldo Tavares (PSB), manifestou-se favorável à redução da maioridade penal. “Devo votar a favor, pressionado pelos fatos do dia a dia, pelo depoimento de mães desesperadas que não sabem mais o que fazer com filhos cooptados pelo crime e pela crueldade de muitos desses jovens cobertos pela imunidade que atualmente gozam”, comentou o deputado.

Hoje
Relatório do deputado Laerte Bessa (PR-DF) sobre a redução da maioridade penal (Proposta de Emenda à Constituição 171/93) deve ser apresentado nesta quarta-feira (10). Embora o parlamentar ainda não tenha apresentado o texto oficialmente, uma versão do texto circulou ontem na reunião da Frente Parlamentar da Segurança Pública. Ela reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos e prevê a realização de um referendo nas próximas eleições, caso a proposta seja aprovada pelo Congresso.

Olha aí!
O vereador Rildo Amaral foi abordado em um restaurante, ontem, por um cidadão que se queixou do atendimento na Ciretran. Cobrou posição do vereador e disse que, se a situação não mudar, não votará mais nele nem no governador. Antes, Rildo já havia recebido uma senhora no seu gabinete que, chorando, reclamou do órgão de trânsito.

Será?
Comenta-se que a senhora Telma Plácido estaria trocando o PMDB pelo PSDB para concorrer, novamente, à prefeitura de Governador Edison Lobão. Viúva do ex-prefeito Washington Plácido, hoje ela é apontada como favorita na disputa pela cadeira do prefeito Evando Viana.

Identificação
O deputado estadual Wellington do Curso (PPS) apresentou Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de identificação de passageiros de táxi no Maranhão. O projeto visa garantir os direitos dos taxistas que, segundo ele, estão cada vez mais expostos à violência. O usuário, no embarque, teria que mostrar  documento oficial com foto. Obriga o motorista, também, a informar o destino, a mudança de percurso (quando houver) e a identificação do usuário à central de rádio táxi.

Fim
Ontem o movimento #PAZNovoHamburgo, em parceria com a ONG Brasil Sem Grades, entregou em Brasília um abaixo-assinado com cerca de 100 mil assinaturas que pedem a extinção do regime semiaberto. A cada ano, entre três e quatro mil presos do regime semiaberto fogem das instituições carcerárias no Brasil. Isso quer dizer que, se entre janeiro e outubro deste ano forem presas mil pessoas, apenas 150 continuarão nas cadeias, enquanto as outras 850 estarão de volta às ruas praticando novos crimes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário