quarta-feira, 3 de junho de 2015

Bastidores da política desta quarta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 03 de junho de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
03 de junho de 2015

Maioridade penal
A cada crime cometido por um menor, a população se revolta mais e aumenta a cobrança pela redução da maioridade penal. Ontem, não poderia ser diferente, quando uma mulher foi assassinada em Imperatriz, a caminho do seu trabalho. Era o dia do seu aniversário. A população está revoltada diante do índice de criminalidade na cidade, principalmente envolvendo menores. Muitos dos que estão agindo já passaram pela FUNAC, onde a permanência é curta. Inclusive o que matou a mulher, ontem. Em Brasília, a questão da maioridade penal de 18 para 16 anos está sendo discutida no Congresso Nacional. O relator da comissão especial que analisa a proposta, deputado Laerte Bessa (PR-DF), afirmou que vai apresentar seu parecer no próximo dia 10. A ideia dele é que a proposta seja votada até o dia 17. “Uma coisa é certa: alguma coisa vai ser feita e em acordo com o povo brasileiro, que está clamando pela redução da maioridade”, disse o deputado. É aguardar.

E...
Mostrando gráfico, ontem o governador Flávio Dino rebateu informações sobre o aumento da violência. “Esse gráfico retrata bem o trabalho sério que estamos fazendo na segurança. Antes crimes cresciam, hoje há queda. O gráfico mostra que é mentira que crimes violentos estão crescendo. E demonstra que temos um grande desafio a vencer”, afirmou o governador. E acrescentou: “Vejam o enorme salto que crimes violentos deram entre 2011 e 2014, no desastroso governo passado. Caos que herdamos. Com o chamamento de 2.500 concursados da PM, feito neste ano, teremos mais policiais nas ruas. E os índices vão ser melhores. Caminho certo”.

Representante
O governador Flávio Dino não poderá vir participar da solenidade de Corpus Christi, nesta quinta-feira, 4, em Imperatriz. Mas designou para representá-lo o secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto.

Derrubada
Na sessão de ontem, a Câmara Municipal de Imperatriz derrubou o veto do prefeito Sebastião Madeira ao projeto que dispõe sobre a vedação de propaganda em outdoor que exponha o corpo humano em condição vexatória. A lei é de autoria do vereador Rildo Amaral. Os 19 vereadores presentes votaram contra o veto ao projeto, que será novamente enviado ao Executivo para a sanção. Se isso não ocorrer dentro de um prazo de 10 dias, o próprio presidente da Câmara sancionará.

Título
Ontem, os vereadores aprovaram a concessão de três títulos de cidadania imperatrizense. Os agraciados são o jornalista, advogado e secretário municipal de Regularização Fundiária, Daniel Pereira de Souza; o senador Roberto Coelho Rocha e Edson Martins Moura. O secretário é natural de Guimarães.

Já?!
Estaria causando inquietação dentro de um grupo político a informação de que “a roda começou a girar” em torno da sucessão municipal. Ontem, esse era o assunto na Câmara Municipal. Há quem veja entrando água no barco de uma pretensa candidatura à prefeitura.

Sustentabilidade!
Imperatriz tem o que comemorar no Dia da Sustentabilidade, 05 de junho. Os postos de coletas do Ecocemar na cidade já arrecadaram mais de 88 toneladas de resíduos apenas nos cinco primeiros meses de 2015. No mesmo período do ano anterior, a arrecadação chegou a mais de 63 toneladas, representando um aumento de 25% das doações de 2014 para 2015. Parabéns, Imperatriz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário