sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Bastidores da política desta sexta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta sexta-feira.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
Janeiro 31, 2014

Dois pesos...
Filho do ex-governador Jackson Lago e, portanto, anti-Sarney, o médico Igor Lago aborda com crítica à oposição o caso do pedido de intervenção no Maranhão. Veja o que diz o pré-candidato a deputado federal pelo PPS: “Em São Paulo, só nestes primeiros 29 dias do ano, já foram incendiados ou destruídos 58 ônibus. O Coletivo de Advogados de Direitos Humanos (CADHu), criado em 2013 e formado por 20 advogados (?), até agora, mesmo tendo integrantes em São Paulo (e que foram ao Maranhão há 15 dias para protocolar uma iniciativa de impedimento da governadora maranhense), ainda não entrou com nenhum pedido de impeachment do governador Geraldo Alckmin”. Diz mais Igor Lago: “Um pré-candidato ao governo, o Sr. Flávio Dino, já em campanha desde 2010, chegou a falar abertamente pela intervenção federal, como se esta, por si, pudesse ser a solução para a crise mas, na verdade, parecia estar advogando mais por um desfecho político e pré-eleitoral que lhe pudesse ser bem favorável, que por uma solução da crise em si. Afinal de contas, a crise é estadual e nacional, tem causas estaduais e federais. Tem incompetência e desleixo estadual e federal, e em todas as instâncias de poderes, sejam os executivos, os judiciários e os legislativos estaduais e federais. Não se sabe, até o presente, se o Procurador, que tem como colaborador próximo um irmão do pré-candidato ao governo, já tomou alguma decisão a respeito. Não sei se teremos de aguardar ou esquecer”.

Elogio tucano
Deputado estadual pelo PSDB, partido adversário do grupo Sarney, Neto Evangelista reconheceu o trabalho que vem sendo feito pelo secretário da Infraestrutura, Luís Fernando Silva. Ao participar da assinatura da ordem de serviço da pavimentação da MA-245, em Lago da Pedra, fez elogios ao peemedebista e destacou que “se existe um pai deste projeto, esse se chama Luís Fernando. Foi ele quem de fato trabalhou para a estrada deixar de ser apenas um sonho e se transformar em realidade.

Será?
Revela-se que o PDT do Maranhão não descarta a possibilidade de lançar candidatura própria ao governo do Estado. O ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, já demonstrou interesse em disputar o governo. Mas no momento a prioridade é a união da oposição em torno do comunista Flávio Dino. O PDT está “desfigurado”, após a saída de filiados históricos, insatisfeitos com decisões que o partido tomou depois da morte do seu fundador, Jackson Lago.

Anistia
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 6547/13, do deputado Domingos Dutra (SDD-MA), que concede anistia ao ex-governador Jackson Lago, que faleceu em 2011, e ao seu vice, Luiz Carlos Porto, em razão da cassação de seus mandatos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 3 de março de 2009. A proposta considera, “apenas para fins simbólicos”, que Lago e Porto foram governador e vice do Maranhão de 1º de janeiro de 2006 a 31 de dezembro de 2010.

Pois é
Diz-se que a política é dinâmica e que até boi voa. Quem acreditava um dia ver Sarney e Lula aliados? Pois bem, não se espante se em Imperatriz em breve estiverem dois (ex)adversários no mesmo palanque. Um pedindo voto para o outro.

Olha aí!
Para quem acha que só acontece no Maranhão: levantamento do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), ligado ao Ministério da Justiça, aponta que nos últimos dez anos 15 estados e o Distrito Federal deixaram de usar R$ 187 milhões liberados pelo governo federal para construir e reformar presídios. Estão na lista Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Sergipe e Tocantins. Pernambuco foi o campeão: devolveu R$ 33,5 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário