quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Bastidores da política desta quarta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira.
Jornalista Coló Filho de O Progresso.

Bastidores
Janeiro 22, 2014

Plebiscito
O município de Senador La Rocque está na iminência de perder mais de 10 povoados para Buritirana e João Lisboa, em função de erro na demarcação territorial. Os moradores dos povoados são contrários, já tendo inclusive realizado manifestações. A deputada Valéria Macedo pretende apresentar na AL um pedido para que seja realizado um plebiscito. Os povoados Jenipapo, Olho D’Água, Novo Horizonte, Centro dos Machados, Tabuleirão, Açaizal Grande e outros passariam a pertencer a Buritirana. E João Lisboa ficaria com os povoados Centro do Toinho, Centro do Zezinho, Pingo de Ouro e Lagoa da Cigana.

Renúncia
Ontem o vereador Arcanjo Lima (PSDB) surpreendeu a classe política de João Lisboa ao renunciar ao cargo de presidente da Câmara. Ele alegou que precisa se ausentar da cidade para cuidar da saúde da filha. Conforme o Regimento Interno da Casa, haverá eleição para escolha do novo presidente. Deverá acontecer na próxima segunda-feira (27). Consta que três vereadores já manifestaram o desejo de disputar a presidência.

Pancada
O professor e ex-candidato a vereador José Nilson, filiado ao PCdoB, detonou pra cima da CUT e dos mensaleiros do PT, partido do qual o PCdoB é aliado, tendo Flávio Dino como presidente da Embratur. “Como cidadão e trabalhador honesto, vejo a CUT como um COVIL de sutis pseudos sindicalistas... Uma desgraça! Trabalhadores pagarão R$ 4.500,00 de salário ao corrupto Delúbio! A CUT e suas velhacas práticas corporativas e empreguismo”, afirmou Nilson. E prossegue: “Como sindicalista, vejo essa atitude da CUT como uma lástima, furto, roubo do bolso dos trabalhadores”.

Olhaí!
Ainda o professor José Nilson: - Nas redes sociais ele estimula as pessoas a debaterem sobre a decisão de vereadores de primeiro mandato em disputarem a eleição deste ano.
“Vereador de primeiro mandato (eleito em 2012) deve ser candidato a deputado nessas eleições de 2014?”, provoca Nilson. Ele observa que não há nenhum impedimento legal, mas “o debate aqui pode ser ideológico, moral, ético...!”.

Espólio ...
Exposta por José Wilson Siqueira Campos que já teve o filho, Eduardo, prefeito de Palmas (durante o governo Moisés Avelino) e depois senador, a veia política das famílias aflorou no Tocantins: Avelino elegeu o filho Igor deputado federal e a esposa Virgínia, prefeita de Paraíso. Só para lembrar, o casal Valadão, ele Ari, ela Maria, já andou pela Câmara Federal representando o Tocantins.

… Familiar
Não bastasse agora que a senadora Kátia Abreu tem um filho, Irajá, deputado federal e outro, Iratã, vereador, essas eleições virão com um alto número de efeito sanguíneo. Marcelo Miranda quer ser candidato a senador e sua esposa, Dulce, candidata a deputada federal. Presidente do PP, o deputado federal Lázaro Botelho, em busca do terceiro mandato, deverá fazer dobradinha com a esposa, duas vezes ex-prefeita de Araguaína, Walderez Castelo Branco. Buscando permanecer em Brasília, o deputado Angelo Agnolin deve repetir a caminhada com Edna, sua esposa.

… Tocantins
Como são oito vagas para a Câmara e 24 para a Assembleia Legislativa, o ex-prefeito de Palmas, Raul Filho, deverá disputar a Câmara. Ele é casado com a deputada estadual Solange Duailibe, atualmente no segundo mandato. Depois de perder João, o sobrenome Ribeiro poderá ter mais um candidato, além da deputada estadual Luana Ribeiro. Mais conhecido como JR, João Ribeiro Filho pode vir aí. Tem mais: o deputado estadual José Augusto Pugliese e a esposa Cirlene Pugliese e, enquanto a memória não falha, o deputado estadual José Bonifácio e o irmão Fabion Gomes, prefeito reeleito de Tocantinópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário