quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Bastidores da política...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da Coluna Bastidores, escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal o Progresso, edição desta quarta-feira.

Bastidores
Agosto 21, 2013

Zangado
Não convidem para a mesma mesa os vereadores Antonio Pimentel e Richard Silva. Os dois têm como principal reduto eleitoral o povoado Lagoa Verde e a colocação de uma caixa d’água de 50 mil litros causou um estrecimento na amizade entre os dois. Ontem, Pimentel resolveu tocar no assunto durante a sessão. Ele quer ser o “pai da criança”. E Richard também. Daí a ciumeira. Sobrou até para o deputado estadual Antonio Pereira. Indignado, Pimentel ameaçou romper com Pereira, que também dá apoio ao outro vereador. Richard usou a tribuna para tentar acalmar Pimentel. Citou que tem procurado trabalhar em parceria com o colega e que não pode proibir moradores de Lagoa Verde falarem que foi ele quem conseguiu a caixa e nem de fazer críticas a Pimentel. Observou que também é alvo de críticas no povoado. E deu uma alfinetada. Lembrou que recebeu mais de 800 votos em Lagoa Verde, contra pouco mais de 100 de Pimentel. O certo é que a partir de agora a amizade entre os dois não será mais a mesma. E o deputado Antonio Pereira, que não tem nada a ver com a guerra mundial, terá que se virar para não perder o apoio de Pimentel. Afinal, as eleições estão se aproximando.

Projetos
O vereador Esmerahdson de Pinho disse que agora vai partir para os projetos de lei, “que realmente mudam os costumes da sociedade”. Ele tem muitas ideias e está procurando conversar com pessoas dos mais diversos segmentos para colher sugestões. Pinho quer marcar a sua passagem pela Câmara, não ficando na mesmice em que os vereadores teimam em continuar, apresentando indicações e pedidos de concessão de título de cidadania. Ontem, o vereador reivindicou a continuação da galeria pluvial na Simplício Moreira, depois da Fama. O mau cheiro é insuportável. Os moradores sofrem com o problema há décadas. Em 1988, o então prefeito Fiquene construiu a primeira parte e parou ali. Esmerahdson quer a galeria da Simplício até a D. Pedro I. O prefeito Madeira já deu sinal de que vai encarar o problema.

Racha
Não faz muitos dias, o pré-candidato Flávio Dino e cerca de 15 lideranças políticas posaram para uma foto de mãos dadas. Seria uma “prova” de que a oposição estaria unida. Só que vários dos que aparecem na foto não deverão estar no seu palanque. Entre eles a deputada Eliziane Gama (PPS), que decidiu também ser candidata a governadora, o deputado federal Waldir Maranhão (PP), o ex-prefeito Hilton Gonçalo (PDT), o deputado Domingos Dutra (PT), o vice-prefeito Pastor Porto (PPS) e os prefeitos Ribamar Alves (PSB) e Chico Leitoa (PDT). Todos a caminho do palanque de Eliziane.

2016
Um político ligado a Madeira disse que hoje as opções do prefeito para a sua sucessão são Hamilton Miranda, Miriam Reis, Sabino Costa, Daniel Souza e Esmerahdson de Pinho. Há quem, inclusive, começa a se movimentar para se viabilizar. Na hora certa o prefeito encomendará pesquisas para tomar uma decisão. E aí quem tiver trabalhado o nome terá a chance de ser escolhido.

Comemorando
Aliados da prefeita de Amarante, Adriana Ribeiro (PV), estão fazendo festa. É que o ministro Dias Toffoli, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou seguimento a recurso especial da “Coligação Unidos Por Amarante”, que teve como candidata Joyce Marinho (PSD), e manteve o resultado da eleição. Adriana Ribeiro teve pedida a impugnação da sua candidatura por ter concedido reajuste salarial aos professores em junho de 2012, ano da eleição, supostamente descumprindo a legislação eleitoral. O recurso ainda será apreciado pelo Pleno do TSE.

Praia
Para a Agência Nacional de Águas (ANA), conforme Resolução 376/2011, a temporada oficial de praias no rio Tocantins terminou ontem, 20 de agosto. Em Imperatriz, agora que está começando o período de veraneio, já que foi aberto oficialmente pela prefeitura no último dia 4. É rezar para que o CESTE (Consórcio Estreito Energia) não abra agora as comportas da UHE Estreito. Mas a decisão cabe ao ONS (Operador Nacional do Sistema), e não à empresa. O órgão é responsável pela coordenação e controle da operação das unidades de geração de energia elétrica do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário