domingo, 25 de agosto de 2013

Bastidores da política deste domingo..

Imperatriz - Confira alguns tópicos da Coluna Bastidores, escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal o Progresso, edição deste domingo.

Bastidores
Agosto 25, 2013

Mobilidade
O vereador Esmerahdson de Pinho informa que vai protocolar nesta semana um projeto de lei que vai dar o que falar. “Estudei o mês de julho inteiro”, observa. Pinho adiantou à coluna que o projeto trata da implantação da Política Municipal de Mobilidade Urbana. “É muito importante. As cidades acima de 20 mil habitantes deveriam adotá-la. Muda praticamente tudo”, revela Esmerahdson de Pinho, que a partir de agora vai concentrar a sua atuação na elaboração e apresentação de projetos de lei no Palácio Dorgival Pinheiro de Souza.

Burocracia
Segundo o presidente da Colônia-29, Salomão Santana, o Ministério da Pesca está exigindo da Prefeitura uma certidão negativa de precatórios. O documento é um dos muitos que o Ministério está pedindo para liberar o dinheiro da construção do Mercado do Peixe. Essa certidão não é fácil, porque tá muito difícil encontrar uma prefeitura que não tenha precatórios.
“A borocracia é grande”, como diz um simples cidadão, com “pouco estudo” mas antenado.

Revoada
O partido pode até não seguir, mas vários tucanos estiveram na reunião com o secretário Luís Fernando Silva na noite de sexta-feira, em Imperatriz. Entre eles prefeitos da região – o próprio anfitrião, Sebastião Madeira; Karla Batista, de Vila Nova dos Martírios; Jairo Madeira, de João Lisboa; e Magnaldo, de São Francisco do Brejão.

Engrossou o caldo
A coluna de quinta-feira comentou que o irmão do prefeito Ribamar Alves (Santa Inês) soltou os cachorros pra cima dele. Luís Fernando Alves bateu pesado no mano em comentários nas redes sociais. Agora, a própria filha de Luís sai em defesa do tio. E jogou duro contra o pai. Tá formada a confusão entre os Alves na cidade de Santa Inês. A política é muito cruel. Causa estragos dentro da própria família. E o político que tem um familiar contra não precisa de inimigo.

Engraçado
Os hipócritas costumam apontar o povo nordestino como “culpado” pelo PT estar no comando do governo, por causa do Bolsa Família. Mas veja essa: - Pesquisa do Ibope mostrando a recuperação da popularidade da presidente Dilma Rousseff revela que o Sul e o Sudeste foram as regiões em que a aprovação cresceu mais - 12 e 11 pontos porcentuais, respectivamente. E aí, a “culpa” é do Nordeste? A pesquisa mostrou que o número de pessoas que avalia o governo como bom ou ótimo cresceu de 31% para 38% desde 12 de julho.

Rejeição
Mais de 90% das Câmaras Municipais do Maranhão têm as prestações de contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A afirmação é do conselheiro-substituto do Tribunal, Antonio Blecaute Costa Barbosa, que proferiu palestra na Assembleia, na Jornada de Integração Legislativa. Ele chamou a atenção para os cinco critérios de controles constitucionais exercidos sobre as Câmaras Municipais, previstos no artigo 29-A da Constituição Federal. Os critérios levados em conta são relativos às despesas totais, folha de pagamento, remuneração dos vereadores, despesa de pessoal e subsídios dos vereadores. Os repasses variam de 7% a 3,5%, dependendo da população do município. A folha de pagamento não pode ultrapassar a 70% da receita da Câmara. O subsidio dos vereadores varia de 2% até 75% do subsídio dos deputados estaduais, de acordo com a população. O total de despesas com a remuneração dos vereadores não pode ultrapassar de 5% da receita do município.

Entenda
Como se fosse uma grande vantagem, a Câmara do Distrito Federal alardeia que aprovou uma lei proibindo a venda de armas de brinquedo. Enquanto isso, continua liberada a venda da arma de verdade, a que mata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário