terça-feira, 27 de agosto de 2013

Bastidores da política desta terça...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da Coluna Bastidores, escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal o Progresso, edição desta terça-feira.

Bastidores
Agosto 27, 2013

Patrimônio
Integrantes de uma empresa contratada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAM), através de uma parceria com a Suzano, chegaram ontem em Imperatriz. Eles farão um levantamento do patrimônio histórico da cidade. À tarde conversaram com o jornalista e historiador Adalberto Franklin, que deve ser contratado para assessorá-los na pesquisa. Ainda não foi tombado nada em Imperatriz. Aliás, houve foi derrubada de muita coisa. O tombamento é o reconhecimento do valor cultural de um bem.

Comissão
À coluna, ontem o jornalista e historiador Adalberto Franklin confirmou que participará da Comissão Camponesa da Verdade (CCV), que apura casos da repressão militar contra camponeses. Consta que já há 33 mortes confirmadas de líderes camponeses. Na próxima reunião, que ainda não tem data, ele se integrará oficialmente à CCV. A criação da Comissão Camponesa da Verdade foi uma decisão do Encontro Unitário dos Trabalhadores e Trabalhadoras, dos Povos do Campo, das Águas e das Florestas, ocorrido em 2012. O objetivo da Comissão Camponesa é auxiliar os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade.

Efeito
A reportagem publicada por O PROGRESSO sobre o risco de acidentes no acesso à Ponte Dom Gregory já surtiu efeito. O poder público resolveu tapar os buracos. Só que o serviço ainda não havia sido concluído, faltando algumas “panelas” para serem tapadas. Outro problema é a falta de iluminação.

Casa cheia
Aliado do prefeito Sebastião Madeira (PSDB) garante que compareceram 33 prefeitos à reunião realizada sexta-feira à noite na residência do gestor imperatrizense, com a presença do secretário de Estado da Infraestrutura, Luís Fernando Silva. Todos demonstraram a disposição de apoiar a sua candidatura ao Governo do Estado. Entre eles, alguns tucanos.

Aliviados
Uma pedra no sapato de uma parte dos próprios correligionários, Domingos Dutra está mesmo fora do PT, no qual estava filiado desde a sua fundação. Ele teria ouvido de Lula a afirmação de que no Maranhão o PT é Roseana. A saída é um alívio para o grupo do vice-governador Washington Luiz, com quem não se alinhava. Dutra brigou até com a ex-deputada Helena Heluy, respeitada dentro do PT e por toda a classe política do estado. Ela chegou a processar Dutra por danos morais. Agora ele vai aporrinhar na Rede Sustentabilidade, legenda que está sendo criada pela ex-senadora Marina Silva. Ontem, ela protocolou no TSE o pedido de criação. Em seis meses, a Rede coletou mais de 867 mil assinaturas em todo o Brasil. Dessas, 637.265 estão submetidas ao exame dos cartórios eleitorais, sendo que 304.099 assinaturas já foram certificadas.

Olha aí!
Um deputado do Tocantins e outro do Maranhão se encontraram no elevador de um prédio em que moram em Brasília. Saíam para jantar e resolveram ir juntos. Ao ser perguntado pelo tocantinense se Luís Fernando já tinha 36% das intenções de votos em São Luís, o deputado, que é da oposição, disse que não. Mas que Luís tinha 29%. Como se vê, quando a própria oposição admite um percentual desse, é porque a coisa não tá ruim para o pré-candidato da situação, apesar de ser “desconhecido”, como dizem os oposicionistas. Imagine quando estiver conhecido...

Caótica
A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou na tarde de ontem uma audiência pública para discutir a situação do Sistema Penitenciário do Estado. A audiência atendeu pedido do Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Maranhão (Sindspem). Tem muita coisa para se discutir sobre essa questão. O sistema penitenciário foi marcado nos últimos meses com o registro de assassinatos e fugas, principalmente nas unidades prisionais do Complexo de Pedrinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário