sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Bastidores da política desta sexta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da Coluna Bastidores, escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal o Progresso, edição desta sexta-feira.

Bastidores
Agosto 30, 2013

Será?
Consta que ontem o senador Edinho Lobão esteve em Imperatriz. O motivo da visita não se sabe, mas voltam os rumores de que o pai, ministro Edison Lobão, estaria voltando atrás do que havia anunciado após encontro com a cúpula do Grupo Sarney, quando garantiu que estava desistindo da sua pré-candidatura em apoio ao secretário de Estado da Infraestrutura, Luís Fernando Silva. Difícil de acreditar, mas vale lembrar a frase do ex-governador mineiro Magalhães Pinto: “Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”. Portanto, nada de surpresas.

Pedra no caminho
Se ainda tem pretensão de disputar um mandato, foi um duro golpe para o ex-prefeito Ildon Marques a decisão do TCE (Tribunal de Contas do Estado), rejeitando as suas contas relativas ao exercício financeiro de 2008. Com isso, dificilmente conseguiria registrar a sua candidatura, sendo considerado inelegível de acordo com a Lei da Ficha Limpa.

E...
A reprovação das contas de Ildon Marques deve ter sido comemorada por aqueles que pretendem disputar um mandato no próximo ano. Temiam que Ildon saísse candidato a deputado federal. Assim, perderiam grande fatia do bolo eleitoral de Imperatriz.

Ribeirãozinho
As discussões aumentam em torno do novo nome do município de Governador Edison Lobão. Alguns defendem Ribeirãozinho do Maranhão. Por que não só Ribeirãozinho, como era antigamente? Alegam que já tem um Ribeirãozinho (Mato Grosso). Aí justificaria o Maranhão. O mato-grossense foi elevado à categoria de município pela lei estadual nº 5910 de 20 de dezembro de 1991. Tem 2.199 moradores, segundo o censo do IBGE de 2010. A mudança de nome foi determinada pela Justiça, mas deverá passar pela Assembleia Legislativa, porque precisa ser oficializada. Ribeirãozinho fez parte de um pacote de municípios que foram emancipados pela AL em 1994. Além desse distrito, Imperatriz perdeu São Pedro d’Água Branca, Vila Nova dos Martírios, Cidelândia e Davinópolis.

Começou
Chegando o final do ano, começou a temporada de apresentação de decretos legislativos na Câmara Municipal outorgando títulos de cidadão imperatrizense. Somente ontem foram dois. Dos vereadores Edneuza Caetana e Antonio Fernandes de Oliveira, outorgando título para Izaura Silva e Pedro Afonso Nunes de Sousa, respectivamente. Os títulos sempre são entregues na última sessão do ano, em dezembro.

Cosme e Damião
Waldir Maranhão (PP) e Zé Vieira (PR) foram os únicos deputados da bancada maranhense ausentes na sessão da Câmara nessa quarta-feira, 28. Preso sob diversas acusações, o deputado Natan Donadon (RO), já expulso do PMDB, deixou de ter o mandato cassado justamente pela ausência de 104 deputados.

Tem cada uma
O cabo Campos, da Polícia Militar do Maranhão, protocolou no Ministério Público, OAB e Procuradoria Geral de Justiça uma Carta Denúncia contra a Expoema em favor dos policiais e bombeiros militares. Ele alega que a Expoema é uma festa privada e por esse motivo não caberia à polícia a segurança no evento. Ora, é privada, mas lá dentro está o povo, que paga para ter segurança. Se a moda pega aqui em Imperatriz, contra a Expoimp. Vale ressaltar que o cabo Campos é político. Disputou a eleição de 2012 como candidato a vice-prefeito de Eliziane Gama, adversária do governo.

Falecimento
Será sepultada na manhã de hoje, no Cemitério Campo da Saudade, a senhora Dgi Pinheiro de Sousa, que morava há décadas na rua Godofredo Viana, em frente à Câmara. Ela faleceu na madrugada de ontem, no Socorrão, não resistindo a uma cirurgia. Tinha 79 anos. Dgi era irmã do ex-vice-prefeito Dorgival Pinheiro de Souza, assassinado no dia 12 de novembro de 1971. Um dos seus dois filhos, Edmilson, chegou a gravar um disco. Morreu de acidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário