quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Bastidores da política desta quinta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da Coluna Bastidores, escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal o Progresso, edição desta quinta-feira.

Bastidores
Agosto 29, 2013

Será?
Pode até não ser, mas não custa nada comentar: uma pessoa ligada à questão acha que no Ministério da Pesca existe gente que não está interessada em liberar o dinheiro para a construção do Mercado do Peixe em Imperatriz. Motivo: o prefeito de Imperatriz é do PSDB e não haveria interesse de petistas em dar asas ao tucano. Verdade ou não, o certo é que estão exigindo tanta coisa para soltar a grana que dá até para suspeitar de manobras. O presidente da Colônia de Pescadores Z-29, Salomão Santana, está esperando uma ação energética do deputado Francisco Escórcio, que tem brigado pela obra. Se cutucar, o homem tem coragem de dar até murro na mesa do ministro.

Nome
Com a decisão da justiça de mudar o nome do município de Governador Edison Lobão, já há muitas sugestões sobre o novo nome que poderia ser colocado. Muitos acham que deveria voltar a ser Ribeirãozinho; outros concordam, mas querem que acrescente o Maranhão. Por que não só como era antes, Ribeirãozinho? O certo é que ainda vai gerar muita polêmica. É só fazer uma enquete junto à população.

Rendendo
A polêmica sobre a construção do prédio do TRT no campo de futebol do DNER está rendendo. Ontem o assunto esteve na pauta da sessão da Câmara de Vereadores. Teve a presença do Dr. João Jacob, conceituado advogado e um dos mais antigos peladeiros daquele campo. Imperatriz tem outras áreas do poder público que poderiam muito bem servir de opção para a instituição judiciária construir a sua sede. Por que logo no velho e animado campo do DNER?

Projeto
Ontem o vereador Esmerahdson de Pinho informou que hoje protocolará o Projeto de Lei que trata da implantação da Política Municipal de Mobilidade Urbana. “Garanto que Imperatriz terá uma outra roupagem nos modais de transporte e no que diz respeito ao urbanístico”, revela o vereador. Ele recebeu contribuições de alguns segmentos da sociedade. Na terça-feira ouviu advogados.

Carona
Depois que foi divulgada a decisão da justiça, acatando ação do Ministério Público Federal no Maranhão que conseguiu liminar obrigando a União a suspender os repasses de verbas federais ao município de Governador Edison Lobão caso o nome da cidade não seja alterado dentro de 90 dias, ontem o deputado Bira do Pindaré (PT) propôs um Projeto de Lei solicitando a alteração do nome do município para que volte a ser chamado Ribeirãozinho. A medida também será adotada em relação ao município de Presidente Sarney, para que volte a ser chamado de Pimenta, nome original do povoado que era pertencente à cidade de Pinheiro.

Plano
O Diretório Estadual do Partido Popular Socialista (PPS) realizou na noite de ontem o “1º Fórum de Debates do Fala Maranhão 2014”, com o tema Desenvolvimento e Sustentabilidade. De acordo com a presidente do PPS-MA, deputada Eliziane Gama, as discussões farão parte do Plano de Governo que será apresentado pelo partido em 2014. “O PPS no Maranhão realizará estes fóruns sistematicamente com temas relacionados à melhoria da qualidade de vida da população maranhense”. O evento teve como palestrante o professor Dr. Márcio Vaz, que é mestre em Engenharia Ambiental pela Escola de Minas do Colorado e Doutor em Ciências Ambientais pela Universidade de Virgínia, ambas nos EUA.

Antecipada
Ontem a ministra do TSE Laurita Vaz determinou a imediata retirada de site na internet que enaltece a imagem do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, como eventual candidato à Presidência da República. A ministra concedeu liminar em representação apresentada pelo Ministério Público Eleitoral contra a empresa Trato Comunicação e Editora Ltda, criadora do site, e seu sócio majoritário vereador Átila Alexandre Nunes Pereira (PSL-RJ), por julgar que há, no caso, propaganda eleitoral antecipada. O site estava disponível para acesso desde outubro de 2012.
O MP pediu a aplicação de multa, em seu valor máximo (R$ 25 mil), a cada um dos acusados, por prática de propaganda eleitoral antecipada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário