quarta-feira, 13 de junho de 2012

Inscrições para o Programa Parlamento Jovem ainda estão abertas

São Luís - O Programa Parlamento Jovem (PPJ) ainda está com as inscrições abertas. O programa constitui-se em uma oportunidade para que jovens estudantes de 16 a 22 anos, vivenciem na prática o dia a dia de um deputado federal. Desde que foi criado em 2004, o PPJ teve uma boa aceitação pela classe estudantil tendo 613 inscritos.

Para este ano, a expectativa é dobrar o número de inscritos. Segundo informações da Supervisão de Gestão Escolar da Secretaria de Estado de Educação (Suage - Seduc), só no ano passado foram 20 alunos inscritos no Maranhão.

O Programa é voltado para estudantes dos 2º e 3º anos do ensino médio de escolas públicas e particulares. Os alunos precisam elaborar um projeto de lei com temáticas atreladas à Educação, Cultura, Saúde e Lazer voltados ao bem estar comum da população.

Os interessados devem fazer a inscrição no site da Câmara Federal e submeter os projetos em uma das 19 Unidades Regionais de Educação (URE). Serão selecionados apenas nove projetos que serão encaminhados a Suage, dos quais serão encaminhados para câmara e apenas três serão selecionados.

Para a supervisora de Gestão Escolar da Seduc, Sandra Passinho, o programa é de suma importância, pois insere os estudantes na estrutura legislativa do país. Sandra Passinho ressaltou, ainda, que a maioria das escolas inscritas ainda é de São Luís, mas no ano 2011 um dos três projetos selecionados foi de um estudante de uma escola pública do município de Caxias.

Inscrições
Para participar, os alunos precisam preencher a ficha de inscrição, disponível no portal da câmara no endereço eletrônico: http://www2.camara.gov.br/responsabilidade-social/parlamentojovem/ficha-de-inscricao-pjb-2012-pd

No total serão selecionados 78 "jovens deputados" de todo o país. O número de representantes por estado e pelo Distrito Federal será proporcional ao número de deputados federais. Os estudantes selecionados vão ter suas despesas custeadas pela Câmara dos Deputados. O encontro acontece entre os dias 24 e 28 de setembro, em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário