domingo, 24 de junho de 2012

Bastidores da política deste domingo...

Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" deste domingo, 24 de junho, escrita pelo jornalista Coló Filho.

Bastidores
Junho 24, 2012

Quadro
O quadro eleitoral está praticamente definido em Imperatriz. Ildon Marques (PMDB) já não é mais “mistério”. Está fora. No momento estão confirmadas as pré-candidaturas de Sebastião Madeira (PSDB), Carlinhos Amorim (PDT), Adalberto Franklin (PT), Justino Filho (PTC), Aluísio Melo (PCB), Ribinha Cunha (PR), Coronel Melo (PSOL), Wilson Leite (PSTU) e Rosângela Curado (Democratas). Portanto, se mantidos todos esses nomes, teremos 9 candidatos disputando o Palácio Renato Cortez Moreira. Os partidos têm até o dia 30 para homologar as candidaturas. E 5 de julho é o último dia para os partidos políticos e coligações apresentarem no cartório eleitoral, até as 19 horas, o requerimento de registro de candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador.

No páreo
A aliança do PCB com o PSOL não vingou. Depois de tudo acertado, inclusive com a indicação do vice, os dois partidos resolveram, de “comum acordo”, desfazer a aliança. Ontem o ex-deputado federal Haroldo Saboia, presidente estadual do PSOL, esteve em Imperatriz para definir o nome do Coronel Melo como candidato. Também já foi escolhido o vice, o professor Josemar Lopes, ex-candidato a deputado federal. É chapa pura. A convenção será no dia 29, na Câmara Municipal. Haroldo Saboia visitou O PROGRESSO acompanhado dos dois pré-candidatos e também de Carlos Leen, pré-candidato a vereador. Saboia é pré-candidato a prefeito em São Luís.

Suspensos
Se a situação de Ildon Marques já era crítica, piorou com a sentença do juiz federal Newton Pereira Ramos Neto, determinando a suspensão dos direitos políticos do ex-prefeito pelo prazo de cinco anos, contados a partir do trânsito em julgado, que se deu no dia 27 de maio de 2011. Mas independente da questão jurídica, Ildon não disputaria a eleição, porque foi barrado pelo PMDB, que deve fazer coligação com o PSDB do prefeito Madeira.

Prego batido
O PMDB não vai indicar o vice de Madeira, garantem os próprios tucanos. Permanece o Pastor Porto. Mas o PMDB não vai “de graça” para o ninho tucano. Consta que pelo menos duas importantes secretarias municipais estariam reservadas para os peemedebistas.

Último
O Democratas será o último partido a realizar convenção em Imperatriz. Está marcada para o dia 30, data também escolhida por outras siglas. Ocorre que a convenção do Democratas somente terá início às 19 horas, segundo informa o presidente municipal, Nival Coelho. O término está marcado para as 22 horas.

Chapa pura
O PCdoB não fará coligação com o PDT na eleição proporcional. O partido tem cerca de 22 pré-candidatos a vereador. Mas está precisando de mulheres para atingir o percentual exigido pela legislação eleitoral. Senão, será obrigado a diminuir o número de candidatos.

Rumo
A coligação liderada pelo PDT garante que o PSB está incluído. A coligação comandada pelo PSDB diz o mesmo. Com que mesmo vai ficar o PSB? Os pedetistas apostam em uma ordem vinda de São Luís, do comando estadual. Zé Reinaldo e o sobrinho Marcelo Tavares são os que mandam na sigla. Já a maioria dos convencionais em Imperatriz querem uma aliança com os tucanos. É aguardar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário