quinta-feira, 30 de junho de 2011

Etapa Regional dos JEMs 2011 começa neste fim de semana

São Luís - Começa, neste sábado (2), a segunda etapa dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) 2011. Nesta fase, a maior competição esportiva estudantil será realizada em seis cidades-sede espalhadas e reunirá as equipes campeãs de cada município maranhense que aderiu aos jogos deste ano. Escolas da Região Metropolitana de São Luís não participam desta fase, denominada de Etapa Regional.

A cidade de Chapadinha será a primeira sede desta Etapa Regional. Os jogos neste município serão realizados a partir de sábado (2) e se estendem até o dia 9 de julho. Em seguida, as próximas etapas da competição vão para outras sedes: Pastos Bons (de 9 a 15 de julho), Buriticupu (de 17 a 22 de julho), Coroatá (de 25 a 30 de julho), Buriti Bravo (de 17 a 22 de julho) e Pinheiro (de 25 a 30 de julho).

As seis fases desta Etapa Regional terão seus respectivos campeões, que garantirão acesso à terceira etapa dos JEMs 2011: a Interregional, que será realizada em São Luís. A Etapa Interregional classificará três equipes para a fase final dos jogos escolares, que vão se juntar às sete escolas classificadas na Etapa Metropolitana e a duas instituições classificadas diretamente da cidade de Imperatriz.

"O objetivo deste novo formato dos JEMs é melhorar a competição. Nossa intenção foi de aumentar o número de municípios participantes aglutinando mais regiões e diminuindo despesas das prefeituras. Tanto que, na fase final, queremos proporcionar mais conforto aos participantes que estarão alojados na Capital", explicou o diretor-geral dos JEMs, Alim Maluf Neto.

No site da Sedel (www.esporteelazer.ma.gov.br) já foi publicado o último boletim da Etapa Metropolitana com todas as equipes classificadas para a Etapa Estadual dos JEMs 2011.

Etapa Regional
A Etapa Regional dos JEMs será realizada em seis sedes para diminuir as despesas das prefeituras. Desta forma, as cidades de Chapadinha, Pastos Bons, Buriticupu, Coroatá, Buriti Bravo e Pinheiro se tornaram a sedes das regionais.

O município de Chapadinha, que é será a primeira sede da Etapa Regional, por exemplo, abrigará atletas locais e de outras nove cidades: Vargem Grande, Presidente Vargas, Miranda, Rosário, Humberto de Campos, Barreirinhas, Afonso Cunha, Coelho Neto e Itapecuru-Mirim.

A segunda regional, em Pastos Bons, contará com disputas entre equipes de Balsas, Sucupira, Nova Iorque e Mirador. Já a cidade de Buriticupu, terceira regional, receberá delegações de Imperatriz, Governador Edison Lobão Itinga, João Lisboa, Açailândia, São Francisco do Brejão, Santa Luzia, Davinópolis, Vila Nova dos Matírios e Cidelândia.

As equipes das cidades de Coroatá (sede), Timon, Caxias, São João do Sóter, Codó, Bacabal, Cantanhede e Piramemas disputam a quarta regional. Na regional de Buriti Bravo, participam as escolas vencedoras dos municípios de São Domingos do Maranhão, Senador Alexandre Costa, Presidente Dutra e Tuntum.

Participam da última fase da Etapa Regional, as escolas campeãs de Pinheiro (sede), Viana, Porto Rico do Maranhão, Santa Inês, Carutapera, Governador Nunes Freire e Serrano do Maranhão.


Calendário
Jogos Escolares Maranhenses 2011
Fases:
Período:
Regional
2 de julho a 30 de julho (infantil e infanto)
Interregional
4 a 8 de agosto (infantil)
24 a 28 de setembro (infanto)
Estadual
9 a 21 de agosto (infantil)
29 de setembro a 10 de outubro (infanto)



Fonte: SECOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário